João Paulo Sardinha
Gabinete
Sucesso na região central de São José dos Campos, o Programa de Parklets vai chegar às ruas de toda a cidade, atraindo clientes que buscam diversão e lazer ao ar livre.
O decreto que permite a instalação dos parklets em todo o município foi publicado nesta segunda-feira (6), após pedidos de comerciantes de outras regiões da cidade.
A regra é a mesma aplicada na região central. O estabelecimento comercial pode utilizar o espaço de até duas vagas de estacionamento em frente a seu comércio (até 11 metros) para acomodar seus clientes.
Quem já aderiu ao programa comemora os bons resultados. “Os parklets foram um excelente negócio. Hoje, é área mais desejada da casa. Ganhamos 40 lugares. Isso agregou ao nosso faturamento. Só esses 40 lugares me fizeram empregar mais dois garçons e um barman. Então, são mais três funcionários, melhorou a economia, sem contar a beleza do lugar. Ficou charmoso. Quem adere não se arrepende, porque o retorno vem rápido”, afirmou João Paulo Córdoba, proprietário do Bar do Coronel.
O Chaparral da Villa foi o outro empreendimento que aderiu à novidade e já colhe os bons resultados.
Adenir Britto / PMSJC
Clientes
Quem já experimentou a novidade, aprovou. “Achei ótimo, porque os parklets integram o estabelecimento com a cidade”, disse o aposentado Valcir Castillo, de 53 anos. “Ficou mais acolhedor”, completou o cliente do Chaparral da Villa.
Até esta sexta-feira, apenas os comerciantes do centro e do distrito de São Francisco Xavier tinham a possibilidade de apresentar projeto de instalação dos parklets.
Economia
A iniciativa da Prefeitura representa um incentivo econômico para o setor de bares, restaurantes, cafeterias, lanchonetes, sorveterias e similares, pois o município concede a permissão de uso das vias públicas para os comerciantes.
Os empreendedores podem expandir suas áreas de atendimento ao público com a possibilidade de colocação de mesas, cadeiras, bancos, dentre outros usos previstos na legislação.
A Assessoria de Projetos Especiais da Prefeitura de São José contratou um projeto executivo padrão para construção desses parklets, o que é vantajoso para os comerciantes que não precisam custear essa etapa da instalação, apenas a construção da estrutura seguindo o projeto executivo.
A permissão para uso do espaço público terá validade de cinco anos, após processo de análise da Prefeitura.
MAIS NOTÍCIAS
Gabinete