A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro vai promover, ao longo da segunda semana de novembro, a segunda ação do programa Rio + Cursos, que busca capacitar trabalhadores com mais de 50 anos para as práticas de empreendedorismo. Serão oferecidas, de segunda-feira a sexta-feira (6 a 10/11), aulas gratuitas de formação para o empreendedorismo, com vagas para 20 alunos. As inscrições já estão abertas neste link. O curso, com vagas limitadas, acontece na sede da Unidade de Desenvolvimento de Economia Solidária da Prefeitura do Rio (Praça da República 139, Centro), próximo ao Hospital Municipal Souza Aguiar, das 13h30 às 17h30.
Na primeira ação do Rio + Cursos 50+, no fim de setembro, os 20 primeiros trabalhadores – alguns integrantes da indústria do Carnaval – foram qualificados na quadra da escola de samba Estácio de Sá, na Cidade Nova. Lá, eles aprenderam como encontrar o seu diferencial no mercado, de que maneira aprimorar as vendas e ainda a utilidade das novas tecnologias para o aumento da clientela.
– A ideia é contribuir para que os empreendedores possam maximizar tempo de trabalho e recursos, aprendendo como vender mais e como agregar valor às suas mercadorias. O primeiro curso que promovemos na Cidade Nova rendeu frutos: vários dos alunos formados já começaram a colocar em prática os conhecimentos obtidos – diz o secretário municipal de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes.
O secretário lembra que, nos 90 dias seguintes à conclusão da capacitação, as equipes técnicas da SMTE e da Besouro Agência de Fomento Social, instituição parceira, acompanharão as iniciativas colocadas em prática, em uma consultoria gratuita. Os empreendedores ganharão também um pacote gráfico com a identidade de suas marcas, elaborado por profissionais especializados.