A cidade do Rio voltou a ter uma rota de avião para Roma. A ITA Airways passou a operar novamente nesta segunda-feira (30/10), no RIOgaleão. O voo para Roma terá frequência diária do Aeroporto Internacional Tom Jobim para o Aeroporto Internacional de Roma – Leonardo da Vinci (Fiumicino). Até fevereiro de 2024, fim da próxima alta temporada, a expectativa é que 49 mil passageiros circulem pela nova rota.
– Nós temos feito todos os esforços. Eu acho que a confiança das empresas que optam pelo Galeão e por voar diretamente para o Rio de Janeiro vem mostrando que essa recuperação e que esse esforço vem dando certo. A gente acredita que nas próximas duas semanas haja uma decisão definitiva sobre a coordenação dos aeroportos no TCU. Temos trabalhado junto à área técnica para garantir isso, para quem sabe a ITA aumente ainda mais seus voos aqui para a cidade do Rio de Janeiro, trazendo mais oportunidades para todas as pessoas que querem nos visitar – afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, Chicão Bulhões.
Embaixador da Itália, Alessandro Cortese comentou a iniciativa:
– No último ano e meio, junto dos Estados Unidos o Brasil tornou-se para a ITA o primeiro país em termos absolutos com relação ao aumento de capacidade de transporte de passageiros graças ao aumento das frequências dos voos diários. Isso foi possível por meio dos contínuos investimentos de inovação, sustentabilidade e digitalização dos serviços e a consequente e crescente satisfação por parte dos consumidores brasileiros.
No primeiro mês, novembro de 2023, a rota para Roma deverá movimentar 11,5 mil passageiros. A expectativa é que o pico seja em dezembro, com 24 mil viajantes. E, em janeiro de 2024, mais 13 mil pessoas.
– Essa nova rota fortalece nosso foco de crescimento na América do Sul. As rotas internacionais transatlânticas são muito importantes para nós, a ponto de terem uma participação de 45% da nossa produção total. Somos uma companhia muito jovem, apenas dois anos, mas crescemos muito rápido. Até setembro foram transportados 11 milhões de passageiros. Isso representa um crescimento de 54% em relação ao ano anterior – enfatizou a CCO da ITA Airways, Emiliana Limosani.
Presidente do RIOgaleão, Alexandre Monteiro disse que esta segunda-feira foi um dia importante para a cidade:
– Hoje é um dia muito importante para nós. Estamos reconectando o Rio de Janeiro com Roma, cidades conhecidas mundialmente pelas suas belezas naturais e histórias. Com essa nova rota diária, trazemos para a cidade do Rio mais turistas, mais empregos e novos negócios.
Novas rotas internacionais do RIOgaleão em 2023
As companhias estão ampliando suas rotas a partir do RIOgaleão. A JetSMART inaugurou, em 2023, o voo para Montevidéu, incrementou a rota para Santiago com um voo diário e aumentará seus voos para Buenos Aires de seis para dez partidas semanais em dezembro de 2023. A Latam retomou as operações para Buenos Aires, em julho, além de aumentar o número de voos para Santiago, chegando a 17 semanais.
A Iberia acaba de aumentar de três para quatro voos semanais entre Rio e Madri. Até o início de junho de 2024, aumentará para seis. A British Airways passou a operar diariamente em outubro, com novo produto premium e adiciona voos diários para Buenos Aires via RIOgaleão. A TAP também expandiu a sua malha para Lisboa, de dez para onze voos semanais, e vai operar até dois voos diários da rota entre 23 e 31 de dezembro.
A partir de dezembro deste ano a fevereiro 2024, a Delta vai operar a rota sazonal para Nova York com frequência diária. Já a American Airlines voará de outubro a março de 2024, também para Nova York, com três saídas semanais e, entre 21/12 e 06/01, terá voos diários. A Delta também irá retomar o voo para Atlanta, que operará durante todo o ano de 2024, sendo diário de dezembro a março e três partidas semanais durante a temporada de verão no hemisfério Norte, que se inicia no fim do primeiro trimestre. A Paranair iniciará, também em dezembro, sua operação sazonal com três voos semanais para a cidade de Assunção, no Paraguai, de 26 de dezembro deste ano a 10 de fevereiro de 2024.