A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), da Rede Fhemig, em Ubá, na Zona da Mata, acaba de oficializar a entrega de 30 novos leitos de cuidados prolongados. A partir de agora, a CSPD se consolida como um hospital especializado e com essa vocação, tendo como principal objetivo promover a reabilitação e/ou adaptação de pacientes com sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico, e também cuidados paliativos.
A ampliação, de dez para 40 leitos – um aumento de 300% – além de impactar na qualidade de vida dos usuários da unidade, que são em sua maioria idosos, pessoas com deficiência física e pacientes com doenças crônicas, fortalecerá a infraestrutura de saúde pública de Ubá e macrorregião, composta por 94 municípios.
De acordo com o diretor do CSPD, Adelton Andrade, a unidade investiu R$ 250 mil nos novos leitos e na estrutura, que conta com uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social. A sala de reabilitação demandará novos profissionais para o atendimento, gerando empregos na região.
“Para a expansão do hospital, haverá a necessidade de contratação de trabalhadores da saúde, impulsionando a economia local”, afirma Adelton.
Os novos leitos já estão ocupados. “Quando vejo os leitos sendo usados, sinto que estamos no caminho certo. Investimos principalmente em vidas, na saúde e na reabilitação. Depois do atendimento em urgência, muitas vezes as pessoas precisam continuar a serem assistidas por algum tempo. Com iniciativas como essa, agilizamos o giro de leitos e, ao mesmo tempo, humanizamos o atendimento”, afirmou a presidente da Fhemig, Renata Dias.
A presidente também destacou que a ‘palavra do dia’ seria transformação. “Vamos revocacionar para fazer a diferença na assistência”, enfatizou.
Edson Teixeira Filho, prefeito de Ubá, lembrou que a parceria com a Fhemig trouxe bons resultados. “Nossa parceria não se restringe à saúde, mas também no aspecto social, como a regularização fundiária iniciada na CSPD”, explicou.
A Fhemig é a maior prestadora pública de leitos de cuidados prolongados do SUS no país, segundo a diretora assistencial da Fundação, Lucinéia Carvalhais. Grande parte desses leitos está nas casas de saúde. “Estamos potencializando o que somos capazes de oferecer para atender o que a região precisa”, disse a diretora.
A cerimônia de entrega também contou com a presença do superintendente regional de saúde de Juiz de Fora, Renan Guimarães de Oliveira, que citou que os novos leitos contemplam a demanda de Ubá, Muriaé e região.