Um grupo de alunos da E.M. “Dr. Oswaldo Duarte” participou, na tarde desta segunda-feira (23), no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), do evento de premiação da “Gincana Samsung – ICF Eco Tech”, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o “Programa de Reciclagem Samsung” e o Instituto ICF Eco Tech.
A gincana foi realizada durante o período de 25 de setembro a 6 de outubro, abrangendo cinco escolas da rede municipal: E.M. “Duljara Fernandes de Oliveira”, E.M. “Odilla Caldini Crespo”, E.M. “Prof. Norma Justa Dall’Ara e E.M. “Prof. Renice Seraphim”, além da E.M. “Dr. Oswaldo Duarte”. O desafio proposto para essas escolas foi a coleta de materiais eletrônicos inservíveis, sendo que aquela com maior volume coletado venceria a competição. Ao todo, foram arrecadadas cinco toneladas de inservíveis eletrônicos e a unidade escolar vencedora conseguiu recolher mais de duas toneladas desses itens.
A ação tem o objetivo de desenvolver conhecimentos e habilidades para o descarte seguro e consciente de equipamentos eletrônicos, baterias, celulares e eletroeletrônicos, inclusive de grande porte. “Ao participar dessa competição, nossas crianças deram mostras, mais uma vez, que são muito habilidosas e inteligentes e respondem muito bem aos estímulos que recebem. E, para nós, educadores, reforço que temos 62 mil motivos, ou seja, um para cada aluno da nossa rede, para continuar trabalhando com excelência. E a sustentabilidade é uma questão que reúne vários eixos importantes. Se nosso Planeta pudesse responder fisicamente a esse esforço dos nossos alunos, tenho certeza de que abraçaria cada um de vocês. Portanto, estendo o reconhecimento a cada escola participante e a cada estudante que fez parte deste importante projeto”, disse a secretária da Educação, Marlene Leite.
Ao seu lado, também estiveram presentes no evento de premiação o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Cancellara; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador Ítalo Moreira; e a gerente da empresa ICF, parceira na realização da gincana, Kátia Taverenca, além de professores, do diretor e do vice-diretor da escola, José Adão Neres de Jesus e Reisivan Batista dos Santos, respectivamente, da equipe técnica da Sedu, entre outros convidados.
O recolhimento de inservíveis eletrônicos não foi a única ação do projeto. Em uma etapa anterior, houve também treinamentos dirigidos às escolas participantes, proporcionando o entendimento do processo de seleção e coleta desses materiais, voltados tanto aos educadores, bem como aos alunos.
“O Parque Tecnológico está sempre de portas abertas para receber as escolas e os estudantes, de maneira geral. Assim, gostaria de convidar os professores para retornarem aqui, com suas turmas de alunos, para um tour e conhecer melhor o trabalho do PTS”, sugeriu o presidente do complexo.
A escola vencedora da gincana recebeu uma televisão de 65 polegadas. Enquanto as demais escolas participantes do projeto também receberam aparelhos de TV, de 50 polegadas.
Fotos: Michelle Alves/Secom