O aplicativo oficial do Governo de Minas – MG App, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e desenvolvido pela Companhia de Tecnologia de Informação de Minas Gerais (Prodemge), está entre os três finalistas do Prêmio iBest, como uma das melhores soluções digitais de governo do país. O MG App faz parte do trio selecionado pela Academia iBest, formada por especialistas do mundo digital, para disputar a final.
As outras duas iniciativas finalistas junto com o MG App são o portal integrado de serviços digitais do Estado do Rio Grande do Sul e o Poupatempo São Paulo. Na outra categoria, que definiu três finalistas por voto popular, estão o Centro de Operações Rio, o Poupatempo São Paulo e o SAC Digital (Bahia).
“Estar entre os finalistas corrobora todo o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Governo de Minas para tornar os serviços estaduais mais ágeis e acessíveis aos cidadãos. Esse esforço faz parte de um planejamento de simplificação e transformação digital dos serviços públicos, que é uma das diretrizes dessa gestão”, celebrou o diretor Central de Canais Digitais da Seplag-MG, Damião Rocha.
O resultado de ambas as categorias do Prêmio será conhecido em janeiro de 2024, durante o iBest Influencer Experience, em São Paulo.
MG App
O MG App reúne mais de cem serviços públicos de 17 órgãos e entidades do Governo de Minas. São mais de três milhões de usuários cadastrados.
Nele, é possível emitir documentos como certidões de nascimento, casamento e óbito, acessar serviços básicos de saúde como agendar doação de sangue e verificar a disponibilidade de medicamentos na Farmácia de Minas, consultar a situação do veículo, agendar atendimentos nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs), pedir novas vias de contas de energia e de água, acessar códigos de pagamentos, históricos de faturamento, entre outros.
O aplicativo pode ser baixado nas lojas Google Play e iOS.
Prêmio iBest
Nos últimos três anos, o MG App também foi finalista do Prêmio iBest. A premiação é uma das principais do Brasil e cerca de 20 milhões de usuários se cadastraram para votar em 2023. Ao todo, são 107 categorias distribuídas em diferentes áreas, com o objetivo de reconhecer os melhores conteúdos, aplicativos e redes sociais.