Henrique Macedo
Secretaria de Saúde
Quem aguardava para fazer cirurgia de cálculo renal na rede pública de São José dos Campos teve um alívio neste sábado (7).
A equipe de Urologia do Hospital Municipal está fazendo mutirões mensais para cirurgias de cálculo renal, popularmente chamado de pedra nos rins.
“Hoje chegou o dia, graças a Deus. Esperei pouco tempo. Estava com muita dor, tomando remédio. Fiquei internado e agora vai resolver”, disse José Lopes, 72 anos, aposentado, morador do Novo Horizonte, na região leste.
São feitas cirurgias endoscópicas, que possibilitam a quebra dos cálculos com uso de laser.
A expectativa é de que o mutirão faça 120 cirurgias extras de cálculo renal por ano. Ela é indicada quando o paciente não consegue eliminar o cálculo naturalmente através da urina.
“Ansiosa demais. Esperei e agora vai resolver. Estava incomodando bastante. Vai acabar a agonia”, afirmou Luciana Inácio, 46 anos, moradora de Santana, na região norte.
Somente neste sábado, foram feitas nove cirurgias para eliminar cálculos renais e uma cirurgia de próstata.
Prevenção
As causas de pedras nos rins estão relacionadas com hábitos e estilos de vida das pessoas, como sedentarismo e alimentação inadequada. Entre as dicas de prevenção, estão ingerir bastante água, ter alimentação saudável, evitar o consumo excessivo de sal e a obesidade.
Somente cirurgias urológicas, o Hospital Municipal faz 480 por ano, entre emergências e eletivas, que são agendadas. No local, são feitas uma média de 15.800 cirurgias por ano, de várias especialidades.
Eletivas
O Hospital Municipal faz mutirões de cirurgias eletivas todos os finais de semana desde março. A previsão é de que sejam feitas cerca de 1.500 cirurgias extras por ano.
Aos sábados e domingos, são feitas cirurgias extras de várias especialidades, como ginecologia, otorrinolaringologia, pediatria, urologia, ortopedia, cabeça e pescoço e cirurgia geral.
O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina).
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde