A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), nesta sexta-feira (6), entregou 87 termos de doação de área para moradores do Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto), na Zona Norte da cidade. O ato ocorreu na E.M. “Prof. Walter Carretero” e contou, também, com a realização de mais uma edição do “Mercado Solidário”, iniciativa organizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS).
“Hoje, moradores que esperam há mais de 20 anos, finalmente, podem comemorar a escritura de seus imóveis. Fico muito feliz por mais uma iniciativa de regularização fundiária na cidade, podendo realizar os sonhos de diversos sorocabanos e dando aquilo que é de direito a cada um. Vamos seguir trabalhando para que ações, como esta, continuem sendo executadas”, disse o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga.
A iniciativa da Administração Pública foi viabilizada, graças à Lei Federal nº 13.465/2017, que permite a doação de área pública declarada de especial interesse social. “Esse é um compromisso assumido pela Gestão atual, que segue entregando os contratos de concessão, possibilitando a transição das áreas para os moradores. Aqueles que ainda não organizaram os documentos para a regularização devem procurar a Secretaria da Habitação, para seguirmos com os trâmites necessários”, ressaltou o secretário da Sehab, Tiago da Guia.
Uma das contempladas foi Maria Madalena Dias de Paula, que reside no imóvel há 25 anos e aguardava ansiosamente pelo momento. “Foram muitos anos cuidando e melhorando a casa, né? Fiquei muito feliz quando soube que, finalmente, isso ia acontecer. É muita felicidade”, declarou a moradora.
Já, a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, presente na ocasião, parabenizou pelos títulos entregues e explicou aos moradores como funcionava o “Mercado Solidário”. “São dois motivos para comemorar o dia de hoje, a entrega dos tão sonhados documentos dos imóveis e mais uma edição do ‘Mercado Solidário’ que está sendo realizada. Aqui, cada um leva aquilo que melhor atende às necessidades de casa. São diversos produtos à livre escolha”, explicou.
Além do prefeito Rodrigo Manga, da primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, e do secretário da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Tiago da Guia, também estiveram presentes no evento os secretários municipais Samyra Toledo (Gabinete Central – SGB), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu) e Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, do Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra, e dos vereadores Rodrigo do Treviso e Fausto Peres.
Mercado Solidário
A proposta do “Mercado Solidário” é oferecer itens básicos para o cotidiano das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios, até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa. Os moradores presentes no evento receberam vales para serem trocados por produtos, à livre escolha.
Os participantes puderam levar para casa, sem custo algum, os produtos que mais agradavam e atendiam às necessidades de cada família e residência, como feijão, macarrão, sardinha, creme de leite, goiabada, milho, entre vários outros.
A moradora Elisangela Aparecida Ferreira aprovou a iniciativa do Fundo Social e levou para casa os produtos que mais utiliza no dia a dia. “Peguei, principalmente, arroz, feijão, açúcar e café. É muito bom e vai ajudar em casa”, contou.
Fotos: Nathália Santos – Secom