NOTÍCIAS

Pavilhão Impact for Change promove debate sobre desigualdades na Rio Innovation Week – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Encontro no pavilhão Impact for Change, na Rio Innovation Week – Gui Espíndola / Prefeitura do Rio

Para reforçar que as novas tecnologias podem exercer um impacto social positivo no combate ao desequilíbrio social e econômico, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), em parceria com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, marcou presença com um pavilhão inteiro – 0 “Impact for Change” – dentro da Rio Innovation Week, que termina nessa sexta-feira, no Píer Mauá.

O Impact for Change foi destaque no RIW como espaço dedicado a debater o uso das novas tecnologias para a redução das desigualdades.

– O nosso espaço foi justamente para dar acesso a pessoas que geralmente não frequentam esse tipo de evento. Nós temos que pensar as tecnologias como modo de enfrentamento das desigualdades. Para que isso seja realmente efetivo é muito necessário que as populações mais vulneráveis da cidade também participem do evento. Por isso, focamos nos alunos das Naves do Conhecimento, estudantes universitários cotistas e pessoas com quem precisamos pensar como podemos usar a tecnologia para reduzir a desigualdade social – afirmou a secretária Municipal de Ciência e Tecnologia, Tatiana Roque.

Para democratizar a ciência e a tecnologia, em uma iniciativa inédita, a Secretaria disponibilizou 10 mil ingressos gratuitos para a Rio Innovation Week, proporcionando acesso ao evento a diferentes públicos que foram ao evento: alunos das Naves do Conhecimento; alunos de outros projetos da Prefeitura, cotistas de universidades públicas, servidores da Educação, divulgadores científicos e pesquisadores, trabalhadores da cultura e integrantes de Organizações da Sociedade Civil e Movimentos Sociais.

Diariamente, ônibus com grupos de alunos saíram das nove Naves do Conhecimento rumo ao evento. Estudantes das unidades Nova Brasília, Triagem, Vila Aliança, Irajá, Engenho de Dentro, Santa Cruz, Padre Miguel, Penha e Madureira.

Patrick de Oliveira, de 24 anos, foi um entre os mais de 500 desses alunos que tiveram a chance de conhecer o evento. Jovem morador do bairro de Santa Cruz, ele descreveu a experiência:

– Foi incrível. Sou morador de Santa Cruz e nunca tinha ido ao Centro do Rio. Sem dúvida foi um dos melhores passeios que eu fiz na minha vida. Já fazia tempo que eu não saía para lugar algum. Sei que a minha declaração pode parecer um pouco boba para algumas pessoas, mas foi gratificante ter tido a oportunidade de ir a um evento como a Rio Innovation Week.

As Naves oferecem cursos e oficinas gratuitas de tecnologia e empreendedorismo, beneficiando moradores de comunidades representados por um contingente considerável de pessoas que jamais tiveram acesso a um computador.

– Ter a oportunidade de participar da Rio Innovation Week foi uma experiência incrível. Diversas palestras edificantes que contribuíram muito para meus estudos em tecnologia. Serei eternamente grata por poder fortalecer ainda mais a democratização ao ensino tecnológico e senso de pertencimento – afirmou Raquel Pires, aluna do curso de CCNA para mulheres Cis e Trans da Nave do Engenhão.

Além dos estudantes, quem também marcou presença no Impact for Change chamando à atenção do público foi o robô Sanbot, da Nave do Conhecimento do Engenhão. Segundo estimativa da organização do evento, cerca de 130 mil pessoas passaram pela terceira edição da RIW.

Marcações: Impact for Change Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Rio Innovation Week

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *