A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) realizou uma nova contratação de serviços de telefonia fixa para atender 38 órgãos e entidades do Governo de Minas nos próximos cinco anos. A medida possibilita uma economia ao Estado de R$ 14 milhões em relação ao último contrato, assinado em 2018.
A contratação abrange serviços telefônicos de modalidade local e de longa distância nacional e internacional para ligações originadas e recebidas exclusivamente nos terminais fixos dos órgãos e entidades. Com a adoção dos novos contratos, estima-se uma redução de custos com telefonia de R$ 22 milhões para R$ 8 milhões por ano.
Segundo o diretor Central de Gestão de Serviços e Infraestrutura de Tecnologia de Informação e Comunicação da Seplag-MG, Daniel Maia, o processo foi alinhado às estratégias de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Governo de Minas, que estabelecem diretrizes para aumentar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados à população.
“Esta ação reflete o compromisso da Seplag-MG em otimizar despesas, alinhar necessidades tecnológicas dos órgãos e garantir uma gestão financeira responsável, permitindo a realocação de recursos que seriam gastos com esses serviços para setores essenciais que beneficiam diretamente a população mineira”, ressaltou.
O pregão eletrônico para registro de preços em contratação de Serviços Telefônico Fixo Comutado (STFC) foi realizado pelas Subsecretarias de Compras Públicas e de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG.
Ampliação de serviços
Um dos serviços contemplados na contratação de telefonia fixa é a central de atendimento telefônico do Governo de Minas – LigMinas 155, coordenada pela Seplag-MG. O canal recebe cerca de 120 mil chamadas mensais e disponibiliza serviços prestados pelas instituições estaduais, como agendamento de atendimentos em unidades presenciais, recebimento de denúncias ambientais, entre outras funcionalidades.
“Com o novo pregão, foi possível reduzir em um terço o valor do contrato do LigMinas, o que irá favorecer o recebimento de ligações de celular e otimizar o atendimento ao cidadão”, destacou o diretor Central de Canais Digitais, Damião Rocha.
A central possui também atendimento pelo WhatsApp, no número (31) 3501-5155. O aplicativo concentra informações referentes à emissão de documentos – carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho –, à solicitação de atestado de antecedentes criminais e a serviços do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), entre outros.
O atendimento telefônico do 155 é de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. No WhatsApp, os cidadãos podem esclarecer dúvidas 24h, por se tratar de atendimento eletrônico.