Avelino Israel
Secretaria de Mobilidade Urbana
Com colaboração da estagiária Ágata Micaela Rodrigues Sales
Nos últimos 9 meses de fiscalização e combate ao mototáxi (transporte clandestino de passageiros, com uso de motos), a Prefeitura de São José já apreendeu 17 veículos e multou cada condutor em R$ 2.830,40. A atividade é proibida no município pela Lei Municipal 9.647/2017.
Os números resultam de diversas ações realizadas pelo Programa São José Unida em diferentes regiões da cidade, quando mais de 150 veículos foram abordados, com a participação da Secretaria de Mobilidade Urbana e Polícia Militar. A última ação ocorreu quarta-feira (27), na avenida Salinas, no Bosque dos Eucaliptos, onde houve a apreensão de mais uma moto.
Nestas ações, a orientação, fiscalização e multa pelo transporte clandestino, quando constatado, são feitas pela Secretaria de Mobilidade Urbana. À Polícia Militar cabe a verificação das condições e licenciamento, bem como documentação do condutor.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, a constatação do serviço de mototáxi é feita na abordagem dos agentes junto ao condutor e o passageiro; e também, pelo aplicativo utilizado no celular para a realização do transporte.
As motos apreendidas são guinchadas para o pátio de uma empresa credenciada junto à Polícia Militar e sua liberação é feita mediante solicitação do proprietário, após pagamento das despesas do serviço de guincho e estadia. A liberação do veículo não está condicionada ao pagamento da multa.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana