O Horto Florestal Tote Garcia, vinculado a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, reuniu estudantes e moradores de Cuiabá para um espetáculo diferente neste dia 21 de Setembro, Dia da Árvore. Na data também é comemorado o aniversário da unidade de conservação ambiental. Palestras, balé, dança folclórica e muita alegria foram alguns ingredientes que abrilhantaram a comemoração.
Foram ministradas pequenas palestras educativas sobre como plantar uma árvore na calçada, produção de mudas e oficina de papel reciclado. E o conteúdo chamou a atenção dos alunos da EMEB Quintino de Freitas, que prestaram atenção a cada detalhe. Na oportunidade eles conheceram os trajetos das trilhas acompanhados pelos monitores da Educação Ambiental e professores e se divertiram com a palhaça Nani Sucatinha.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Alves do Nascimento, notadamente é muito importante e valioso para a população ter um espaço com a diversidade ambiental que se tem no Horto e ao alcance de todos. . “Dia 21 de setembro é muito especial para nós cuiabanos porque foi criado essa reserva que é um presente da natureza na nossa calorosa Cuiabá”, destacou Renivaldo.
Além das crianças, várias pessoas prestigiaram a programação que contou ainda com as apresentações de balé clássico com as meninas do Projeto Siminina, idealizado pela primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro, e dança folclórica do Grupo Sementinha Flor Ribeirinha que demonstrou um pouco da cultura regional.
Entre o público havia pessoas que se deslocaram de lugares distantes com o objetivo de curtir o encanto da natureza onde milhares de espécies da fauna e flora reinam em harmonia. Além das espécies brasileiras e típicas do cerrado, agrega de outros países também.
Dionéia Ferreira de Oliveira é economista e moradora do bairro Bosque da Saúde e ficou sabendo através da imprensa sobre a programação de aniversário do Horto Florestal Tote Garcia e não pensou duas vezes em prestigiar e rever o local que há tempos ela não via.
“Este lugar é muito importante para toda a cidade cuiabana. Aqui você tem várias oportunidades em um só lugar; de fazer um passeio, conhecer as diversas espécies da fauna e da flora e levar para casa uma planta ou plantar nas ruas e avenidas para deixar a nossa cidade cada dia mais verde, mais bonita”, declarou a economista Dionéia Ferreira de Oliveira, moradora do bairro Bosque da Saúde.
Outra visitante, a diarista Dalva Costa de Oliveira, do bairro Jardim União, em Cuiabá, nunca tinha ido ao Horto e se encantou. ‘Eu sempre via na televisão falar desse local, que davam planta, esse negócio, né. E agora cheguei aqui e vou dar uma passeada e conhecer mais. Já digo que numa cidade quente como Cuiabá, essas árvores são tentadoras, dá vontade de sentar nessa sombra e ficar até a preguiça ir embora”, revelou ela.
“Aqui é o cantinho do céu na terra. As pessoas vêm em busca não só de mudas e plantas. É muito mais. É atenção, amor, dedicação com a planta porque é isso que o Horto propõe para as pessoas. Propõe entender que uma planta não está ali só para dar sombra, ela não é só um tronco. Não, ali tem uma vida e essa vida tem uma importância. Então, o Horto é gigante no seu potencial e no seu valor para o meio ambiente. Ele é uma terapia não só espiritual, mas também para a mente e corpo”, explicou o administrador do Horto Florestal, Alexsandro Alves de Souza, que agradeceu os diversos parceiros que apoiaram a realização do evento.
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos Urbanos (Limpurb), também divide atribuições no Horto Florestal, especialmente quanto a produção de mudas frutíferas, ornamentais e para reflorestamento. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável cuida da Educação Ambiental.
“Diariamente são distribuídas mudas de diferentes espécies e para atender toda essa logística a produção não para. É uma das ações que promovemos para instigar a população a ser participativa no cuidado com o meio ambiente”, frisou Júnior Leite, diretor da Limpurb.
Vale ressaltar que os passeios agendados na Educação Ambiental prosseguem no decorrer do mês e já tem turmas agendadas para início de outubro. Confira:
– Dia 22/09
8h – 45 alunos – EMEB Cândido Rondon
14h – 45 alunos – EMEB Cândido Rondon
– Dia 28/09
8h – 17 adultos (empresa) – CREAS município
14h – 17 adultos (empresa) – CREAS município
OUTUBRO
– Dia 04/10
8h – 75 alunos – EMEB Ten. Octacilio
– Dia 05/10
8h – 7 universitários (turismo) – IFMT