Programa da Setur-SP, em parceria com o Mundo Mesa, leva palestras a profissionais da região do Pantanal Paulista e Tietê Vivo
A quarta edição do Sabor de São Paulo, principal programa da Secretaria de Turismo e Viagens de SP para a valorização da gastronomia do estado, explora o potencial turístico e gastronômico dos municípios que integram as regiões turísticas Pantanal Paulista e Tietê Vivo, uma das 10 Rotas Gastronômicas do Estado.
Nesta sexta-feira (22) e sábado (23), a sede do Senac Araçatuba realiza workshops de capacitação destinado aos profissionais do turismo gastronômico.
As palestras de representantes de órgãos do governo estadual, do Senac, do Sebrae, entre outras entidades, trazem temas como empreendedorismo, normas de inspeção, experiência gastronômica e crédito para inovação.
Após os painéis, os participantes atendem a uma aula-show com a chef-madrinha desta rota, a pesquisadora em cozinha brasileira Tanea Romão, que comanda o restaurante Casa da Tanea, na capital. Ela vai ensinar o preparo de uma receita com produtos típicos da rota visitada pelos participantes na região de Araçatuba.
No sábado, um Festival Gastronômico destinado ao público em geral, com entrada gratuita, reúne 15 estandes de diversos produtores de comida e bebida do noroeste paulista, além de apresentações musicais dos artistas Trio Jurubeba e Roger Laionel.
Palestrantes, produtores e convidados também vão trocar ideias e experiências para incentivar a melhoria de produtos e serviços na região.
“O Sabor de SP divulga a diversidade gastronômica do estado realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista. Ao todo, serão dez semanas de evento até 2024, percorrendo cada uma das rotas gastronômicas reconhecidas pelo Governo do Estado e que aquecem a economia de 28 regiões turísticas”, afirmou o secretário Roberto de Lucena.
Sabor de SP está na 4ª edição
O Sabor de São Paulo está em sua quarta edição e é um projeto da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac. Ele teve início em julho deste ano e se estende até março de 2024, com o intuito de fomentar o turismo gastronômico paulista que integra 10 Rotas Gastronômicas distribuídas por todas as regiões do interior e do litoral do Estado.
São viagens de uma semana que contemplam o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores artesanais e estabelecimentos comerciais típicos locais, num painel que permite ao visitante compreender as cadeias de produção e apreciar a boa mesa que São Paulo oferece.
O programa da Setur-SP conta com o apoio de instituições como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Faculdade Evangélica de São Paulo (Faesp), Serviço de Aprendizagem Rural (Senar), Associação das Prefeituras das Cidades Estância de São Paulo (Aprecesp), Associação das Prefeituras dos Municípios de Interesse Turístico de São Paulo (Amitesp), das Secretarias de Estado de Agricultura e Abastecimento e da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Fundo Social de São Paulo.