Na manhã desta quinta-feira (21), quando é celebrado o Dia da Árvore, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), promoveu o plantio de 500 mudas de árvores de cerca de 40 espécies nativas, na Rua José Terron Braojos, no Jardim Luciana Maria, na Zona Norte de Sorocaba, com a participação de alunos da Escola Estadual “Mário Guilherme Notari”.
A ação fez parte da programação da Semana da Árvore, que tem como objetivo aproveitar a data especial para orientar e sensibilizar pessoas de todas as idades sobre a importância de arborizar a cidade, ampliando a área total vegetada, em consonância com o Plano Municipal de Arborização Urbana, melhorando, ainda mais, a qualidade de vida da população sorocabana.
O espaço público ganhou mudas de ipê-amarelo, ipê-branco, ingá-do-brejo, dedaleiro, grumixama, quaresmeira, sibipiruna, embaúba, uvaia, pitanga, jabuticaba, entre outras espécies. Além da beleza, as vantagens de se ter uma cidade arborizada são diversas. As árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
Antes do plantio, a equipe da Sema realizou uma oficina gratuita com todos os participantes, mostrando a maneira adequada de plantar as mudas de árvores, além de providenciar toda a estrutura necessária para a atividade, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, que são produzidas no Viveiro Municipal, além dos insumos e de tutores (bambus para suporte das mudas).
O Dia da Árvore faz parte do calendário oficial de eventos alusivos ao meio ambiente do município, conforme a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
Fotos: Sema