NOTÍCIAS

Jovem Aprendiz insere estudantes no mercado de trabalho

Henrique Macedo


Fundhas

Alunos da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e de cursos técnicos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza) assinaram, nesta semana, os contratos de trabalho de um ano com 21 empresas parceiras de São José dos Campos por meio do programa Jovem Aprendiz.

Nesta quarta-feira (20), cerca de 50 jovens estiveram na sede da Fundhas para formalizar os contratos. Essa é a terceira admissão do programa Jovem Aprendiz em 2023, com 110 jovens inseridos no mercado de trabalho.

Os estudantes, de 16 a 22 anos, terão direito a registro em carteira de trabalho e direitos trabalhistas garantidos, como salário mínimo hora, 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), férias, auxílio alimentação e auxílio transporte, além de certificações em todos os cursos que frequentarem durante a vigência dos contratos.

Desde 2017, o programa Jovem Aprendiz da Fundhas já beneficiou 2.138 adolescentes e jovens de todas as regiões de São José com vagas de emprego em 45 empresas parceiras.

Emoção do primeiro emprego

Ana Beatriz Rodrigues, de 17 anos, cursa a Fundhas desde os 14 anos. Ela estava muito emocionada. “Não dormi de tanta emoção de começar o primeiro emprego. Pra mim vai ser um desafio, vou aprender bastante, ter experiência”, comemorou.

Ana Beatriz e a mãe: “Não dormi de tanta emoção”. Foto: PMSJC

“Acho maravilhoso, eles ficam naquela expectativa de conseguir o primeiro emprego, acham que ninguém vai dar oportunidade. Aí, a prefeitura dá esse crédito para eles. Isso é muito bom. No meu tempo não existia. Espero que nunca acaba isso na Prefeitura de São José dos Campos”, disse Cristina Rodrigues, mãe da Ana Beatriz.

Laís Silva, de 18 anos, cursa técnico em administração no Cephas. “Estou muito feliz por ter começado agora, vou trabalhar na Leroy Merlin. Me receberam muito bem lá”.

Laís Silva foi bem recebida na Leroy Merlin – Foto: PMSJC

Vinícius dos Santos, de 16 anos, vai trabalhar no Cephas, na área administrativa. “Estou bem alegre com esse novo aprendizado, essa nova etapa da minha vida”, disse. A mãe dele é diarista e comemorou a vitória do filho. “Pra mim é uma satisfação, uma alegria. Ele vai poder me ajudar. A Fundhas estar oferecendo isso pra ele me deixa muito feliz”.

Vinícius dos Santos vai trabalhar na área administrativa – Foto: PMSJC

Vestibulinho no Cephas

As inscrições para o Vestibulinho do Cephas estarão abertas até 11 de outubro. Ao todo, serão oferecidas 520 vagas em sete cursos técnicos gratuitos: Administração, Comércio, Enfermagem, Mecânica, Eletrônica, Química e Edificações.

Um dos principais requisitos é comprovar que mora em São José há pelo menos dois anos.

Os interessados devem se inscrever pelo site da empresa www.rhsconsult.com.br , organizadora do Vestibulinho, mediante o pagamento de taxa de R$ 19 por meio de boleto gerado automaticamente no ato da inscrição.


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *