O Complexo Hospitalar de Barbacena (Hospital Regional Dr. José Américo – HRB-JA – e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena – CHPB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou nesta quarta-feira (20/9) o seu novo tomógrafo, coincidindo com o aniversário de 18 anos do HRB-JA. O equipamento, adquirido por R$ 1,225 milhão, beneficiará cerca de 800 mil moradores dos 51 municípios da macrorregião Centro-Sul. A expectativa é que sejam realizados mais de 700 exames de tomografias e angiotomografias por mês.
Na ocasião, a presidente da Fhemig, Renata Leles Dias, discursou sobre os grandes avanços na unidade nos últimos anos e ressaltou a importância do aparelho para o giro de leitos. “É impressionante como um hospital tão jovem como o HRB já faz tanta diferença na região em que está situado. Agora, com o tomógrafo, conseguiremos ganhar dias de leitos e atender muito mais pacientes. Nosso objetivo é ampliar o acesso e melhorar cada dia mais a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.
Tecnologia
O gerente de Apoio Assistencial e Linhas de Cuidado, Guilherme Curcio Cassini, explica que o equipamento conta com recursos modernos, que vão assegurar imagens com mais qualidade e menos radiação para o paciente. “Trata-se de um aparelho de tomografia de 16 canais, que nos permitirá simplificar o processo de trabalho, possibilitando a otimização dos atendimentos e mais agilidade na tomada de decisões clínicas, especialmente em casos emergenciais”.
Para abrigar o novo aparelho, foram realizadas adequações físicas na unidade. Além disso, o setor de imagem passou por revitalização, proporcionando maior segurança e conforto para usuários e servidores.
Investimento
De acordo com o diretor do Complexo, Claudinei Emídio Campos, nos últimos dois anos foram investidos mais de R$ 10 milhões no CHB. “Renovamos todo o parque tecnológico do hospital. Adquirimos novos intensificadores de imagem (arcos cirúrgicos), raios-x, equipamentos de ultrassonografia, videolaringoscópios, microscópios e mesas cirúrgicas, e ainda substituímos as camas mecânicas por elétricas em todas as enfermarias e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, afirma o diretor, que completa: “nada seria possível sem o compromisso de nossos servidores”.
Grande transformação
Com uma média mensal de 3 mil consultas de urgência e 200 internações, o setor de Emergência do Hospital Regional Dr. José Américo passa por um momento de grande transformação. Desde janeiro deste ano, com o início da implantação do projeto “Lean nas Emergências”, até junho, houve queda de 60% do tempo de espera do paciente no pronto atendimento (de 10 para 4 horas), de 18% na média de permanência nos leitos da clínica médica e redução em um dia no prazo médio para internação; enquanto o número de atendimentos de urgência cresceu 62%.
Paralelo a isso, o tempo de internação dos pacientes da saúde mental atendidos pelo Centro Hospitalar Psiquiátrico foi reduzido de 40 para 18 dias, um decréscimo de 55%. Os resultados foram obtidos graças ao engajamento de toda a equipe do complexo. O projeto “Lean nas Emergências” é uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS), desenvolvida por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e executada em parceria com o Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.
Serviço
O HRB-JA presta atendimento, em níveis secundário e terciário, aos pacientes do SUS. A unidade é especializada no atendimento de urgência e emergência, clínica médica e cirurgias geral, vascular, ortopédica, de trauma e bucomaxilofacial. Além disso, presta atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos e oferece tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários.
A unidade conta, ainda, com serviço de apoio de diagnóstico e imagem: laboratório de análises clínicas, serviços de eletroencefalografia, radiologia, ultrassonografia e tomografia para pacientes em atendimento no Pronto Atendimento ou que estejam internados no hospital.
A cerimônia oficial de entrega do novo aparelho aconteceu no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), localizado no Museu da Loucura.