A artista plástica Bianca Branco oferece, no Galpão das Artes Urbanas da Comlurb, na Gávea, nesta segunda-feira (18/09), das 14h às 16 h, oficina gratuita de máscaras feitas basicamente com resíduos reutilizáveis. A oficina, destinada a jovens e adultos, além de dar aos participantes a oportunidade de presentear os amigos nas datas festivas, brincar com as crianças ou enfeitar a casa com máscaras criativas, poderá garantir ganhos financeiros extras para complementar o orçamento, sem gastar muito.
Em seu trabalho, Bianca usa todo tipo de matéria prima possível, pois sempre viu naquilo que chamam de lixo uma matéria prima:
– Nunca consegui entender essa questão de jogar fora algo que se pagou para ter.
Entre esses resíduos, tampas de latas grandes e pequenas, palitos de picolé, botões, peças de eletrônicos, enfim, tudo que estiver ao alcance e não é mais usado. Até peneiras velhas e tampas de lixeira e de vaso sanitário.
A artista vai fornecer todo material necessário para a oficina, mas os participantes também podem colaborar, trazendo tesoura, estilete, cola branca, tekbond, araldite, cola quente, prego, martelo, alicate e tintas.
Autodidata, Bianca iniciou nas artes ainda criança, ao lado de seu pai DiBranco, também artista plástico, e, desde então, nunca mais parou. Já são quarenta anos vivendo de arte, buscando sempre transformar tudo ao seu redor, mostrar a beleza do que acham feio, trazer de volta à vida aquilo que seria ou foi descartado. Transformar o lixo em arte é ter consciência de que seu papel como artista é mostrar que reutilizar, reciclar e ressignificar é ato de amor consigo mesmo, com o próximo e com o Planeta.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou diretamente, antes do início da oficina, no Galpão das Artes Urbanas, que fica na Rua Padre Leonel Franca s/n, sob o viaduto Lagoa-Barra, em frente à PUC e ao terminal rodoviário da Gávea.
Categoria: