A Prefeitura de Sorocaba e o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), realizam evento inédito voltado a produtores rurais, técnicos dessa área e estudantes. Trata-se do Encontro Regional de Tecnologias Embrapa (ERTE), que conta, ainda, com o apoio de outras prefeituras, instituições e associações locais, com atividades gratuitas e vagas limitadas, em Sorocaba, São Roque, Araçoiaba da Serra e Ibiúna, nos dias 26 a 28 de setembro. Em Sorocaba, o evento é promovido pelo APL AgroTech Sorocaba e Região, sediado no Parque Tecnológico.
No próximo dia 26, o encontro de abertura será em São Roque, tendo como tema “Vitivinicultura de Precisão e Indicação Geográfica (IG) para vinhos”, às 8h, no auditório do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Além de conhecer as pesquisas sobre o uso da Agricultura de Precisão na produção de vinhos de inverno, os participantes também terão a oportunidade de visitar a Fazenda Bagada, da vinícola Alma Galiza.
Tecnologias para saneamento e pós-colheita
O segundo encontro, em 27 de setembro, às 14h, será no Sítio D’Juca Multiuso, em Araçoiaba da Serra. Em foco, saneamento básico rural, inclusive, com a instalação de uma Fossa Séptica Biodigestora, tecnologia desenvolvida para tratar o esgoto dos vasos sanitários no campo e em áreas isoladas, que gera um biofertilizante para ser aproveitado em plantas perenes.
Encerrando os encontros do evento, no dia 28 de setembro, a partir das 13h30, a ação será na Caisp – Cooperativa Agropecuária de Ibiúna, envolvendo boas práticas agrícolas com folhosas na colheita, embalagem, os principais aspectos que valorizam ou desvalorizam o produto, a rotulagem, a rastreabilidade, entre outros fatores, com a participação de especialistas da Embrapa e da Ceagesp.
Já, no dia 10 de outubro, acontece, em Sorocaba, o Workshop de Tecnologia Pós-colheita em Frutas e Hortaliças, a partir das 8h30, no Centro Universitário Facens.
“O ERTE é uma das principais ações da 8ª edição do Curso de Tecnologia Pós-colheita em Frutas e Hortaliças, criado em 2011, justamente para levar o que há de mais novo em pesquisa para ajudar, não somente os produtores rurais, mas também diminuir as perdas e o desperdício de alimentos”, comenta o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Marcos David Ferreira.
O presidente do PTS, Nelson Cancellara, destaca a importância de parcerias, como a da Embrapa, para o fortalecimento do setor. “O Parque Tecnológico de Sorocaba, por meio do APL AgroTech, tem atuado de forma intensa em toda a região, com a missão de facilitar o acesso às novas tecnologias e soluções que propiciem melhoria do ambiente de negócios aos produtores rurais”, ele ressalta. Atualmente, o AgroTech atende 815 produtores, três associações e seis cooperativas de 12 municípios da região, levando cada vez mais tecnologia aos produtores de Sorocaba e região.
Mas informações e inscrições já estão disponíveis no link: https://poscolheita.cnpdia.embrapa.br/.