A Prefeitura de Sorocaba, anunciou, em reunião realizada na noite desta sexta-feira (26), com os moradores do Condomínio Parque das Árvores, no Jardim Residencial Martinez, e do Conjunto Habitacional “Sorocaba K”, no bairro Recreio dos Sorocabanos, ambos na Zona Norte da cidade, melhorias que serão realizadas nos dois residenciais. Os munícipes contaram, ainda, com mais uma edição do projeto “Mercado Solidário”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS).
Na ocasião, o prefeito Rodrigo Manga apresentou aos moradores o projeto de lei, que será enviado para aprovação da Câmara Municipal, o qual prevê a isenção da taxa de coleta de lixo para os condomínios verticais de interesse social, como é o caso dos dois conjuntos habitacionais. Esses imóveis já foram contemplados com a isenção do pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e, em breve, a expectativa é que a nova medida também entre em vigor, após votação pelos vereadores.
“Nossa cidade é grande e possui diversas demandas que esta Gestão busca atender, com imenso carinho. Hoje, estamos aqui para trazer boas notícias e garantir aos moradores locais que os pedidos estão sendo acolhidos, com a devida atenção que todos merecem”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.
Participaram da reunião, realizada na E.M. “Prof.ª Odilla Caldini Crespo”, no Recreio dos Sorocabanos, além do prefeito, a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, o secretário de Segurança Pública (Sesu), Alexandre Caixeiro, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, mais o vereador Caio Oliveira.
Outra notícia que alegrou a todos foi o anúncio do início das obras de melhorias no sistema de esgoto do Parque das Árvores, que, há mais de 10 anos, ocasiona diversos problemas aos moradores dos condomínios. As atividades serão iniciadas já no próximo mês, em parceria com a iniciativa privada, sem demandar recursos próprios do Município.
“Essa inciativa é histórica. Vivo em Sorocaba desde a década de 80 e nunca tivemos um prefeito que olhasse para os nossos problemas e realmente fizesse o necessário para ajudar. Estou muito feliz com as notícias”, declarou satisfeito Jorme Nunes, que reside no Parque das Árvores.
“Mercado Solidário”
Além das excelentes novidades, que tiveram aprovação unânime dos moradores locais, eles ainda foram surpreendidos com o projeto “Mercado Solidário”, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba. A ação tem como objetivo oferecer itens básicos para o dia a dia das famílias, incluindo, desde produtos alimentícios até itens de higiene pessoal e de limpeza para a casa. “Esse projeto nasceu da necessidade de oportunizar aos munícipes uma ocasião para escolherem aquilo que realmente necessitam. Cada família sabe da particularidade do seu lar e, com o ‘Mercado Solidário’, todos têm a possibilidade de escolher o que levar para a sua casa”, disse a primeira-dama.
Os moradores presentes na reunião receberam vales para serem trocados, sem custo algum, por produtos à livre escolha. A iniciativa alegrou muitos os participantes, que puderam levar para casa os produtos que mais agradavam e atendiam às necessidades de cada família. “Ficamos muito felizes com os anúncios e, também, com a oportunidade de receber os produtos do mercado, que são extremamente importantes para nós”, destacou a moradora do Parque das Árvores, Anisete Cordeiro dos Santos.
Fotos: Ricardo Campolim