A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alvorada comemora um ano de reinauguração com quase 26 mil atendimentos realizados entre consultas e procedimentos, em média 2.160 por mês.
Para celebrar a data realizará o “Carnaval da Saúde”, no sábado (11), e conta com a participação dos moradores da região, como Consil, Bordas da Chapada, Parque Rodoviário e Monte Líbano. A ação será realizada das 8h às 16h.
Além da oferta de consultas, serão realizadas rodas de conversas sobre medidas preventivas e o tratamento da hanseníase. O público também poderá saber um pouco sobre os chás terapêuticos. Haverá também vacinação, avaliação odontológica, testes rápidos, cadastro do Bolsa Família e práticas integrativas.
Após a reforma promovida pela gestão Emanuel Pinheiro, em 18 de fevereiro do ano passado, a unidade passou a ofertar novos serviços, como de práticas integrativas associadas à saúde e procedimentos odontológicos.
A expectativa é de grande adesão ao ‘Carnaval da Saúde’. “Inserimos o serviço de odontologia, a saúde bucal e já contabilizamos mais de 700 crianças atendidas. Também passamos a ofertar os atendimentos de práticas integrativas, que os pacientes nunca pensaram em ter via SUS, porque é uma alternativa que se vê na rede privada, essa aceitação que tem mantido uma média muito boa de atendimentos. Então, estaremos comemorando o sucesso de uma Unidade Básica de Saúde repleta de movimento”, explicou a enfermeira Luciana Fonseca da Victória.
No sábado (11) serão ofertadas algumas práticas integrativas disponibilizadas na UBS Alvorada, como Reiki, massagem terapêutica, cone hindú, pedras quentes, ventosa terapia, benzimento sistêmico, entre outras. Além de exames clínicos e odontológicos, e testes de hepatites, IST/HIV e sífilis preventivos para o período do carnaval.