NOTÍCIAS

Moradores de Parada de Lucas e do Amarelinho comemoram inauguração de ecopontos da Comlurb – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio

A Comlubr inaugurou, neste sábado, mais dois ecopontos na cidade – Divulgação

A Comlurb colocou em operação, neste sábado (1/10), mais dois ecopontos na Zona Norte, na entrada de duas comunidades: Parada de Lucas e Amarelinho, em Irajá, ambos na Avenida Brasil. Cada ecoponto conta com duas caixas estacionárias de 5m3 para receber entulho, galhadas, pedaços de madeira e bens inservíveis, como móveis e eletrodomésticos, e duas caixas compactadoras para resíduos domiciliares,  uma de 7m3 e outra de15m3. Os moradores poderão usar os dois espaços, diariamente, das 6h às 18h. O grupo Chegando de Surpresa, composto de garis que compõem e cantam músicas com foco na conscientização, levaram sua alegria contagiante às duas inaugurações.

Com o trabalho das duas associações de moradores, a população já começou a usar as caixas coletoras. Presidente da Associação de Moradores da comunidade de Parada de Lucas, Márcia Patrícia, enfatizou o trabalho feito pela Comlurb nas comunidades.

 

– É  muito importante essa parceria com a Comlurb.  Quero agradecer a inauguração desse ecoponto.  A Comlurb é como se fosse parte da nossa família, a gente se ajuda o tempo todo. Os moradores estão apaixonados e usando muito. A entrada da comunidade é como a porta da nossa casa e ela está muito mais bonita agora.

 

Morador da comunidade, Carlos Lúcio, de 71 anos, foi um dos primeiros a despejar seus resíduos em uma das caixas do ecoponto.

 

– Esse ecoponto é muito importante para a comunidade. Esse espaço facilita a vida dos moradores, que evitam jogar lixo nas ruas.

 

Luzia Marculino de Oliveira, de 46 anos, moradora do Amarelinho, reforçou o tom de como pensa a população local.

 

– O Amarelinho estava precisando muito desse espaço, que passa  a ser o cartão postal da comunidade, junto à Avenida Brasil. Vai ser muito importante para facilitar o despejo de resíduos. Antes usavam esse espaço para estacionamento de carros.

 

A presidente da Associação de Moradores do Amarelinho, Vanessa de Oliveira, citou como fundamental a parceria com a Comlurb.

 

– Havia uma grande carência de espaço para despejar lixo aqui na comunidade. Esse ecoponto trouxe nova vida pra gente. Fico muito feliz com a parceria com a Comlurb. Já começamos um trabalho de convencimento com os moradores sobre a importância de eles conservarem esse local.

Os moradores poderão usar os dois espaços, diariamente, das 6h às 18h – Divulgação

 

O presidente da Comlurb, Flávio Lopes, falou do impacto positivo dos ecopontos nas comunidades.

 

– Fazer áreas como essas ajuda no fluxo de descarte de resíduos. A Comlurb impacta muito a vida dos cidadãos das comunidades, melhorando a qualidade de vida das pessoas. A principal diretriz que o prefeito me pediu quando cheguei à Comlurb foi que a gente cuidasse das comunidades e estamos fazendo isso. Além dos ecopontos, que estão se espalhando por toda a cidade, vamos receber brevemente mais de 40 tratores que vão ajudar na coleta de resíduos exclusivamente nas comunidades.

 

Com mais esses dois, a Companhia chega a nove ecopontos novos em 2022. Os outros são: Vagão e Vila Jurema, em Realengo, Santo Amaro, no Catete, Madureira, embaixo do Viaduto Negrão de Lima, Mineira, no Catumbi, comunidade de Vigário Geral e Novo Lar, no Recreio.

A Comlurb tem incentivado cada vez mais que os moradores façam a separação de resíduos potencialmente recicláveis em casa. A Companhia está empenhada em reformar e implantar novos ecopontos em diversas regiões da cidade, especialmente em áreas mais críticas de descarte irregular. Assim, a Comlurb garante que locais antes degradados passem a contar com pontos ordenados de descarte, com remoção regular dos resíduos por caminhões. A previsão é que até o fim do ano mais de 20 ecopontos sejam finalizados. Além de fundamentais para a ordenação dos resíduos, os ecopontos ajudam no controle de vetores e melhoria da saúde pública.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Secretaria da Pessoa com Deficiência disponibiliza cartazes para auxiliar o processo de votação

1 de outubro de 2022

Ruas da cidade terão alterações viárias para atividades do TRE

30 de setembro de 2022

CGM-Rio divulga relatório de Gestão fiscal do município

30 de setembro de 2022

Procon Carioca notifica estacionamento por aumento de preço

30 de setembro de 2022

Estação Riviera, na Barra da Tijuca, reabre após reforma

30 de setembro de 2022

< Voltar