O Brasil vem formando uma média de 53 mil novos profissionais com perfil tecnológico e de comunicação anualmente, mas isso representa somente cerca de 1/3 da demanda de mercado, que é de 159 mil profissionais da área, por ano. Por esse motivo, iniciativas como a do Instituto Edutech21, que acabam de receber apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio do Parque Tecnológico (PTS), podem ser decisivas na mudança desse cenário.*
O PTS sediou nesta terça-feira (19), em seu auditório, o lançamento do programa X-MATH, que consiste em um game de realidade virtual, uma plataforma interativa e na formação para professores do Ensino Fundamental. Toda essa tecnologia tem o propósito de auxiliar no ensino da Matemática para alunos dessa etapa escolar. O evento chamou a atenção de profissionais da Educação e de outros interessados na aplicação do novo jogo educacional. Além desse público, participaram da cerimônia de apresentação do novo programa o presidente do PTS, Nelson Cancellara; o gestor de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação (Sedu)*, Paulo Bruno Pistilli; a co-fundadora do Edutech21 e gestora pedagógica, Carla Meira, e a co-fundadora do Edutech21, Kellen Petreche.
“Esse tipo de projeto, de estímulo ao ensino de áreas pertinentes à tecnologia e que facilitem o acesso a esse campo do conhecimento, tem tudo a ver com a vocação do Parque Tecnológico. Além disso, diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, nada melhor do que capacitar os alunos, desde o Ensino Fundamental, para um mundo profissional mais exigente, ainda mais de forma lúdica, por meio de games, falando na linguagem desses alunos, para que o aprendizado se torne algo leve e de fácil absorção”, afirma o presidente do PTS, Nelson Cancellara.
Proporcionar igualdade de oportunidades entre meninos e meninas para o estudo da Matemática e outras áreas afins, é outro objetivo importante do projeto, levando em conta que, no contingente de estudantes ingressando em cursos de Tecnologia no Brasil, apenas cerca de 15% ainda são mulheres, segundo dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
O programa, apresentado aos professores da rede municipal de ensino, foi desenvolvido pelo Instituto Edutech21, que atua com o propósito de ampliar a proficiência dos alunos em Matemática e, assim, propiciar que mais estudantes alcancem carreiras na área da tecnologia. Este é um setor com grande déficit na formação de profissionais, o que deve se aprofundar, ainda mais, nos próximos anos, em função da alta procura.
Durante o evento, foi apresentada a forma como o game foi projetado, de acordo com as habilidades matemáticas previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), também estimulando habilidades socioemocionais. “O game em questão foi produzido para que o estudante possa vivenciar a construção de um conhecimento matemático apoiado em ações e na resolução de problemas”, explica a especialista em desenvolvimento matemático e apoiadora pedagógica do Instituto Edutech21, Maria Silvia Brumatti Sentelhas.
“A matemática é apaixonante e precisamos mostrar esse caminho para nossos alunos e incentivar que eles descubram o que significa essa matéria. Após três anos de muitos estudos, o Instituto Edutech21 também está comprometido com a formação dos professores, pois a adesão deles é essencial para o bom resultado do programa”, completa.