NOTÍCIAS

Defesa Civil de Sorocaba completa 45 anos e distribui material informativo para a população no Centro nesta terça-feira (19) – Agência de Notícias

A Defesa Civil de Sorocaba, ligada à Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), está completando 45 anos de atividades, neste mês de julho. Buscando dar continuidade ao trabalho de prevenção e considerando que o conhecimento dos riscos é a melhor maneira de promover a autoproteção, as equipes da Defesa Civil de Sorocaba, em comemoração ao seu 45º aniversário, estarão presentes na Praça Coronel Fernando Prestes nesta terça-feira (19), às 9h, para a entrega de material de campanha educativa sobre riscos e dicas de prevenção dirigidos à população, com destaque para situações como: prevenção a afogamentos, como se proteger em caso de tempestades e raios, entre outros. O lema da Defesa Civil de Sorocaba, que eles incentivam a compartilhar é “Defesa Civil somos todos nós”.

A corporação foi criada, pelo Decreto Municipal nº 2903, de 19 de Julho de 1977, no município. A legislação seguia uma tendência nacional, na época, e dava respaldo à necessidade de proteção da população, em caso de situações emergenciais. Com esse objetivo, a norma foi essencial para definir sua estrutura e coordenação, contando com delegação para convocar o apoio de todos os órgãos municipais pertinentes e da comunidade, no intuito de fazer frente às ocorrências no âmbito da defesa civil.

Posteriormente, com a promulgação da Lei Federal 12.608/12, a Defesa Civil do Município passou a atuar em ações de prevenção a enchentes, deslizamentos de terra, vistorias e interdições de imóveis, remoção de famílias de áreas de risco, apoio aos órgãos de socorro às vítimas. Também tem papel importante na proposição de obras preventivas ou de recuperação dos locais atingidos por esse tipo de ocorrência.

A Defesa Civil Sorocaba já participou da remoção de mais de 5 mil famílias das áreas de risco do município, proporcionando o abrigo e outras providências nos casos em que esse tipo de ação é necessária e urgente.

Outra providência importante decorrente das ações da Defesa Civil de Sorocaba foi a realização de obras mitigadoras de riscos, por parte da Prefeitura. Como as já realizadas no Jd. Abaeté, que teve seu risco de inundação reduzido drasticamente após intervenção preventiva no Parque das Águas, permitindo que as águas que transbordam do rio Sorocaba fiquem represadas no local, impedindo alcançar as moradias do Jardim Abaeté.

Mais uma característica relevante no trabalho da Defesa Civil, cujo Sistema Estadual foi criado em fevereiro de 1976, é a imprescindível participação comunitária.

Origem histórica

A Defesa Civil foi criada, em vários países, para atender os problemas internos resultantes das guerras e, no Brasil, seu surgimento data do período da Segunda Guerra Mundial. A instituição estava, então, ligada à Marinha do Brasil, inicialmente formada apenas por fuzileiros navais.

A partir da década de 70, após a ocorrência de várias situações de risco que encontraram o Poder Público e a comunidade despreparados para enfrentá-los, percebeu-se a necessidade de uma coordenação mais abrangente.

Atualmente, o trabalho da Defesa Civil é dividido em cinco eixos: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação. No entanto, a Política Pública costuma focar nos dois primeiros eixos, prevenção e mitigação, com o objetivo maior de salvar vidas.

Para acionar a Defesa Civil, em situações de emergência ou riscos iminentes, o número de telefone é o 199.

Foto: Divulgação