foto: Cesar Greco
Antes de enfrentar o Atlético, elenco do Palmeiras terá uma semana livre para treinamentos pela primeira vez em 2022
Depois da vitória por 1 a 0 sobre o Santos, nesse domingo (29/05), na Vila Belmiro, o Palmeiras terá algo excepcionalmente raro em seu calendário: uma semana livre para trabalhar na Academia de Futebol.
Saiba mais
Atlético não vê quarteto em condição de ser titular contra o Palmeiras
Palmeiras perde pênalti, mas vence Santos na Vila Belmiro pelo Brasileiro
Palmeiras goleia São José e retoma liderança do Brasileirão Feminino
Isso porque o Verdão só volta a campo no próximo domingo (05/06), às 16h contra o Atlético, no Allianz Parque, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O tempo de recuperação física é certamente bem-vindo, mas o período sem jogos traz uma preocupação à comissão técnica.Após o clássico contra o Santos, o auxiliar João Martins, que comandou a equipe na ausência do suspenso Abel Ferreira, falou sobre o desafio que a comissão portuguesa enfrentará na montagem dos treinos. O Palmeiras se reapresenta na terça, após um dia de folga.”Vou dar minha opinião: são semanas perigosas. porque a máquina do jogador está habituada e adaptada a ter um jogo no meio da semana. Normalmente, o maior erro nas semanas livres é treinar muito, e a máquina do jogador tem que se adaptar a um contexto diferente. Vai ser a primeira vez que isso acontece. O que nós temos que fazer é usar essa semana como se tivesse jogo. Os jogadores não conseguem se recuperar em uma semana”, disse João Martins.”O que nós temos que fazer é que a máquina deles não tenha adaptações. São semanas perigosas, porque falta aí algo a que eles estão habituados sempre, estão a cinco meses tendo jogos em meio à semana. Não podemos cometer o erro de treinar muito, porque há mais um jogo muito importante no domingo. Eles têm que entrar frescos. O mais importante é descansar fisicamente e, principalmente, mentalmente, para que possamos fazer um grande jogo e lutar até o fim pela vitória”, completou.
Calendário apertado em 2022
Esta será a primeira vez que o Palmeiras terá uma semana livre para trabalhar na Academia nesta temporada. Em fevereiro, o time ficou sete dias sem jogar entre as partidas contra Água Santa, pelo Paulista, e Al Ahly, pelo Mundial de Clubes, mas a delegação enfrentou uma longa e desgastante viagem para os Emirados Árabes na ocasião.Um número espantoso em 2021 revela o quão estafante tem sido o calendário para o Verdão nas últimas temporadas. Com 91 partidas, o Palestra foi o time que mais vezes entrou em campo no mundo no ano passado.Com o resultado obtido na Vila Belmiro e o tropeço do Corinthians em casa, o Palmeiras saltou para a primeira colocação do Campeonato Brasileiro. O time vem de três vitórias seguidas na competição, sobre Red Bull Bragantino, Juventude e Santos.