NOTÍCIAS

Exposição sobre Monteiro Lobato pode ser vista na Biblioteca Infantil de Sorocaba a partir de segunda-feira (18) – Agência de Notícias

Crianças e adultos poderão conferir gratuitamente, a partir de segunda-feira (18), a exposição sobre Monteiro Lobato (1882-1948), na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”. A atividade cultural tem como intuito celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), cuja data foi criada em homenagem ao escritor paulista, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), a mostra reúne livros, imagens, reproduções e textos sobre Monteiro Lobato. José Bento Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). Estudou na Faculdade de Direito de São Paulo, trabalhou como editor de revista e de livros e abraçou campanhas públicas em favor do desenvolvimento econômico do Brasil.

Foi pioneiro em uma série de ações no País, na primeira metade do século XX, como, por exemplo, ao denunciar a miséria e o abandono da população rural, com a criação da polêmica figura do “Jeca Tatu”, retratando a realidade do campo.

Também foi pioneiro ao criar uma literatura infantil brasileira, com personagens, paisagens e universo para as crianças, que se viram nos livros e tiveram plena liberdade ao sonho, à criação, crítica e liberdade, até então nunca disponibilizadas à infância. Monteiro Lobato também foi pioneiro ao utilizar elementos da cultura e do folclore brasileiro, eloquentes e vivos, ampliando o olhar do leitor para a diversidade e riqueza da cultura popular. “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é sua obra de maior destaque na literatura infantil.

A exposição estará aberta à visitação até o dia 29 de abril, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-5723.

Fonte: noticias.sorocaba.sp.gov.br/exposicao-sobre-monteiro-lobato-pode-ser-vista-na-biblioteca-infantil-de-soroc/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=exposicao-sobre-monteiro-lobato-pode-ser-vista-na-biblioteca-infantil-de-soroc