Nº 59 | setembro / outubro 2014
In Box

E-mhics 1 em Cunha | Da Redação

Sob o tema "Tradições orais e escritas: aspectos complementares da memória musical coletiva", será realizado, de 15 a 17 de outubro de 2015, o I Encontro de Música, História, Cultura e Sociedade de Cunha (e-mhics1).

O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da Estância Climática de Cunha e pelo Programa de Pós-Graduação em Música do Instituto de Artes da UNESP, é destinado a pesquisadores e estudantes das áreas de música, história, sociologia, antropologia e outras, bem como à comunidade em geral. O objetivo é produzir e compartilhar conhecimentos relativos à permanência e à integração das culturas populares tradicionais e do patrimônio histórico-musical brasileiros nos modos de vida contemporâneos, bem como subsidiar ações em conjunto com a população do município de Cunha e dos demais municípios do Vale do Paraíba, destinadas à preservação da memória das tradições musicais da região e sua participação na vida contemporânea. Destaca-se, no Encontro, a abordagem conjunta tanto das culturas populares tradicionais quanto do patrimônio histórico-musical enquanto fenômenos complementares da memória coletiva brasileira, pois tais aspectos são geralmente tratados de maneira separada em eventos relacionados à música.
A cidade de Cunha possui ambiente e instalações adequadas para a realização do e-mhics1, além de arquivos, práticas culturais e musicais centenárias relacionadas aos objetivos e à temática adotada para 2015, com ênfase nas bandas de música e nos grupos de Congado e Moçambique. O evento incluirá palestras, passeios culturais, oficinas, concertos e apresentações musicais ao ar livre, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e no cinema (Espaço Cultural Elias José Abdalla), contemplando o patrimônio musical do Vale do Paraíba e incluindo a sonorização musical ao vivo de um filme silencioso paulista da década de 1920.

Os inscritos como ouvintes ou autores de trabalhos poderão participar de todas as atividades do evento, como uma das cinco oficinas de seis horas de duração, dedicadas às culturas populares, à conservação e organização de documentos musicais, à edição musical, à luthieria tradicional e àluthieria em cerâmica. Moradores do município de Cunha e alunos da UNESP estão isentos da taxa de inscrição.
 
 
Ótica Macedo Supermercados Leão
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000