Manual do vereador na Casa do Advogado | Da Redação
Quando um advogado, assessor legislativo, pós-graduado em Direito Processual Civil e Direito Municipal junta-se a um psicólogo especialista em psicossomática e pós-graduado em Administração, o que podemos ter?
Dentre muitas coisas, um curso de preparação pessoal e técnica de vereadores ou futuros candidatos ao cargo.
E quando esse curso dá certo?
Transforma-se em livro.
E foi o que aconteceu.
Após lançarem o curso O vereador que o povo quer, Marco Pazzini, o advogado, e Carlos Alberto de Almeida, o psicólogo, decidiram publicar o material que o subsidia.
Cuidaram da redação e da forma e o resultado foi um manual que carrega o nome do conjunto de palestras que compõem a proposta de formação: um livro de 162 páginas, publicado pela Editora Scortecci, com capa e ilustrações de João Barreto Braga.
Dois foram os lançamentos oficiais: o primeiro, em 30 de agosto, durante a 23a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e, em seguida, em 18 de setembro, na Casa do Advogado (OAB) de Guaratinguetá-SP.
Com linguagem didática e voltado para todo tipo de público, divide-se o livro em três partes: Quem é o vereador que o povo quer?; Crescimento pessoal; e As três chaves do poder do vereador.
O prefácio coube ao Prof.Lino Rampazzo, pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Leitura fundamental, especialmente àqueles que exercem ou pretendem exercer cargo público eletivo no âmbito do legislativo municipal, o Manual do vereador que o povo quer faz-se obra de referência para todo cidadão que queira, de alguma forma, candidato ou não, exercer seu papel na sociedade de modo cônscio, ampliando o conceito de política para além do partidarismo que tem nos caracterizado ao longo da história.