Nº 59 | setembro / outubro 2014
In Box

Academias de Letras em festa | Da Redação

As Academias de Letras de Cachoeira Paulista (ACLA) e de Lorena (ALL), jubilosas, comemoraram seus aniversários de fundação, o que não poderia ser diferente, com o lançamento de livros.

A Academia de Letras de Lorena lançou, no dia 23 de agosto, sua V Coletânea, enquanto a Academia Cachoeirense de Letras e Artes festejou, no dia 6 de setembro, com a publicação de sua II Antologia.

Em Lorena, a comemoração contou com apresentação de dança oriental árabe; palestra de Joaquim Maria Botelho, presidente da UBE-São Paulo, sobre as confluências das linguagens jornalística e literária na obra Os Sertões, de Euclides da Cunha; uma emocionada homenagem póstuma aos acadêmicos Hugo Di Domenico e Ruth Guimarães; o lançamento da série Ensaios com títulos publicados pela Profa. Dra. Olga de Sá e outros; o lançamento da V antologia e uma exposição de fotos de Alberto Goro Yamamoto.

Em Cachoeira Paulista, a noite festiva se deu, primeiramente, com homenagem ao cantor lírico Jairo Vaz - que recebeu uma placa de honra - seguida de uma póstuma homenagem a escritora Ruth Guimarães, uma das fundadoras e presidente de honra da Academia Cachoeirense.

Encerrando a solenidade, a sessão de autógrafos da II Antologia.

Ampliar imagens

Eventos tão próximos e carregados de entusiasmo, mais que celebrativos, são a expressão de que grupos culturais ligados às letras e às artes na região, cada vez mais, vêm, nos últimos anos, se empenhando para criar os ambientes e as condições propícios a uma produção cultural constante e intensa, ao mesmo tempo em que se buscam formas variadas de divulgação e popularização dos produtos culturais gerados.

As academias literárias do Vale do Paraíba, reativadas ou recentemente criadas, tem cumprido importante papel nesse processo que vem se ampliando nos últimos anos.
 
 
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000