Nº 59 | setembro / outubro 2014
In Box

Academias de Letras em festa | Da Redação

As Academias de Letras de Cachoeira Paulista (ACLA) e de Lorena (ALL), jubilosas, comemoraram seus aniversários de fundação, o que não poderia ser diferente, com o lançamento de livros.

A Academia de Letras de Lorena lançou, no dia 23 de agosto, sua V Coletânea, enquanto a Academia Cachoeirense de Letras e Artes festejou, no dia 6 de setembro, com a publicação de sua II Antologia.

Em Lorena, a comemoração contou com apresentação de dança oriental árabe; palestra de Joaquim Maria Botelho, presidente da UBE-São Paulo, sobre as confluências das linguagens jornalística e literária na obra Os Sertões, de Euclides da Cunha; uma emocionada homenagem póstuma aos acadêmicos Hugo Di Domenico e Ruth Guimarães; o lançamento da série Ensaios com títulos publicados pela Profa. Dra. Olga de Sá e outros; o lançamento da V antologia e uma exposição de fotos de Alberto Goro Yamamoto.

Em Cachoeira Paulista, a noite festiva se deu, primeiramente, com homenagem ao cantor lírico Jairo Vaz - que recebeu uma placa de honra - seguida de uma póstuma homenagem a escritora Ruth Guimarães, uma das fundadoras e presidente de honra da Academia Cachoeirense.

Encerrando a solenidade, a sessão de autógrafos da II Antologia.

Ampliar imagens

Eventos tão próximos e carregados de entusiasmo, mais que celebrativos, são a expressão de que grupos culturais ligados às letras e às artes na região, cada vez mais, vêm, nos últimos anos, se empenhando para criar os ambientes e as condições propícios a uma produção cultural constante e intensa, ao mesmo tempo em que se buscam formas variadas de divulgação e popularização dos produtos culturais gerados.

As academias literárias do Vale do Paraíba, reativadas ou recentemente criadas, tem cumprido importante papel nesse processo que vem se ampliando nos últimos anos.
 
 
ACIA Umuarama Clube 2014 - 50 anos
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000