Nº 57 | maio / junho 2014
História

UCA lança livro com sua história | Da Redação

O Umuarama Clube de Aparecida iniciará as comemorações de seu cinquentenário, a ser completado no dia 23 de dezembro próximo, com atividades esportivas e de lazer, mas também com muita ação cultural, marcas que acompanham o clube desde sua fundação.

Os atuais diretores e conselheiros, em especial seus presidentes Francisco Rangel e Benedito Salles, estão empenhados em fazer deste momento uma oportunidade de resgate de uma história que tocou, com muita intensidade, a vida de centenas de famílias e milhares de pessoas da cidade e da região.

Desde novembro do ano passado, aconteceram os trabalhos de coleta de informações documentais, iconográficas e testemunhais que seguiram até abril, mês em que se iniciaram os processos de formatação, redação e editoração do livro, produção e edição do vídeo-documentário, e seleção e organização das fotos para a exposição fotográfica.

Cronológica e tematicamente, o material produzido permitirá aos que participaram da história do clube rememorar ou conhecer acontecimentos que dimensionam a importância do Umuarama não apenas para o seu quadro de associados, mas para a vida da cidade.

Fundado por um grupo de 55 pessoas imbuídas de um forte desejo de construir um clube social na cidade, a iniciativa de Dulcino Ferreira logo conquistou novos colaboradores e o Umuarama rapidamente se tornou realidade como um dos mais modernos espaços de convivência social e de lazer do Vale do Paraíba.

Quando inaugurado o clube, o ousado projeto do engenheiro José Salomão Kopaz, em sua primeira etapa, contava com um salão de festas e jogos, uma piscina semi-olímpica, uma quadra poliesportiva e uma pista de boliche. Mais tarde, em 1968, seria inaugurado o salão superior com a inovadora caraterística de ser redondo e coberto por uma cúpula que lhe dava um ar futurístico, razão pela qual foi denominado Salão 2000.

Em 1965, também foi inaugurado o Clube Náutico, às margens do Rio Paraíba, em uma chácara adquirida da família Macedo. Sede para as práticas náuticas, tão apreciadas por parte do quadro de associados, o “Náutico”, como ficou conhecido, não gozou, ao longo dos anos, do mesmo prestígio que a sede principal, mas juntamente com ela compôs uma estrutura invejável encontrada em alguns poucos e privilegiados clubes da região.

Ampliar imagens

Hoje, após 50 anos de atividades e tantas mudanças nos padrões de organização da sociedade, o Umuarama se mantém ativo e buscando alternativas para que possa chegar, altivo, aos jubileus que estão por vir.

O livro a ser lançado conta um pouco desta história de cinco décadas passadas num clima constante de congraçamento entre parceiros de ideal que conseguiram, sempre com muito trabalho, construir e manter um dos mais belos e dinâmicos clubes do Vale do Paraíba. Ricamente ilustrada, a obra resgata a história e a memória do Umuarama baseadas em fotos e textos didaticamente escolhidas e escritos.

Com lançamento previsto para o mês de agosto, dia 26, data do grande baile de aniversário com animação da banda Skorpius, “Umuarama Clube de Aparecida – 50 anos de uma Casa de Amigos” será o título que catalisará livro, exposição de fotos e vídeo-documentário com depoimentos de importantes nomes ligados à história do clube e da cidade. Um presente ao Clube e à história do Vale do Paraíba.
 
 
Valle e Azen Sociedade de Advogados Lojas Calsul
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000