Nº 55 | janeiro / fevereiro 2014
Ágora

Umuarama lançará livro e vídeo do cinquentenário | Da Redação

Diretoria, Conselho Deliberativo e associados do Umuarama Clube de Aparecida estão mobilizados desde o final do ano passado para organizar um grande evento em comemoração ao cinquentenário de fundação do clube.

À frente dos trabalhos estão José Francisco Santos Rangel, Presidente do Clube, e José Benedito Sales, o popular Dito Maravilha, Presidente do Conselho Deliberativo.

Entre outras ações, Diretoria e Conselho Deliberativo pretendem lançar um livro e um vídeo-documentário resgatando os 50 anos de história deste que é um dos mais importantes clubes sociais do Vale do Paraíba.

Pensado como álbum de família, o livro trará considerável quantidade de fotos que retratam a história do clube ao longo das últimas cinco décadas. O documentário, por sua vez, respeitando a estrutura do livro, terá sequências inéditas de imagens do passado e do presente produzidas como fontes para o trabalho de pesquisa que está em fase de realização.

Desde a fundação, em 1964, até os dias atuais, livro e documentário apresentarão o que de mais importante aconteceu e acontece: a concepção, a mobilização da sociedade, a construção, as práticas de lazer e desportivas, os memoráveis bailes e carnavais, as sempre belas garotas umuarama, o clube náutico, as diferentes gestões do clube etc.

Diante da pequena disponibilidade de registros (apenas os livros de atas e alguns poucos documentos e recortes de jornais existem) optou-se pelos depoimentos como uma das fontes básicas de pesquisa.

A metodologia utilizada implica na gravação em vídeo de memórias e comentários de representantes dos diferentes segmentos que compuseram ou compõem o quadro de associados, o corpo de funcionários e daqueles que, de alguma forma, participaram da história do clube.

As entrevistas, em andamento, pretendem registrar os depoimentos de todos os presidentes do clube e de pessoas que estiveram diretamente envolvidas nas principais realizações do Umuarama nos últimos 50 anos.

Ampliar imagens

Esta fase de levantamento de informações será sucedida pela organização, análise e, finalmente, redação do livro e edição do vídeo-documentário.

A pesquisa iconográfica também já teve início e resultará na digitalização de uma rica gama de fotos.

Todo esse material, posteriormente, fará parte do acervo do clube e ficará à disposição de associados, imprensa, pesquisadores e demais interessados.

O lançamento do livro e do vídeo-documentário está previsto para agosto, mês no qual se comemora oficialmente o aniversário do clube.

Iniciativa louvável e digna dos mais efusivos aplausos. Um capítulo a mais que se apõe na história de Aparecida e do Vale do Paraíba.

Um grande baile do cinquentenário, tradicional no clube, promete ser o evento do ano.
 
 
Escritório Contábil Dico Lojas Calsul
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000