Nº 55 | janeiro / fevereiro 2014
Ágora

Anais do XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba | Da Redação

Em fase final de preparação, os ANAIS DO XXVII SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO VALE DO PARAÍBA passam por revisão final antes de seguirem para o processo de impressão.

O alentoso volume, de quase setecentas páginas no formato 16 cm x 23 cm, reúne a quase totalidade do que se apresentou, durante o primeiro semestre de 2013, nas seis ações pré-simpósio, e nos seis dias de realização do simpósio que aconteceu entre 22 e 27 de julho.

A parte não publicada nos Anais tem um motivo que a justifica: os textos originais dos diferentes autores fazem parte do livro GRANDES ESCRITORES DO VALE DO PARAÍBA lançado durante o evento.

As conferências inéditas, as comunicações acadêmicas, bem como as mesas de debate, constam todas da publicação que somada ao livro anteriormente citado totalizam cerca de 1000 páginas de conteúdo original e contribuição ímpar à compreensão da produção escrita, em sua maioria literária, ao longo da história do Vale do Paraíba.

Ao todo, são quase 100 textos publicados que, embora em número expressivo, apontam para a necessidade de que as pesquisas devem seguir, pois muito há a explorar.

Os Anais, mais que a síntese de um importante evento acadêmico resultante da parceria entre o Instituto de Estudos Valeparaibanos e o Jornal O Lince, representam a conclusão de mais uma etapa para tornar as relações entre literatura e história no Vale do Paraíba mais conhecidas do público acadêmico e da população em geral.

Com esse desiderato, outras ações poderão ser estimuladas e desencadeadas tais como a criação de um Circuito Turístico-Literário na região e da Casa do Escritor em cada uma das cidades do Vale do Paraíba, uma forma de unir divulgação cultural e economia local-regional garantindo sustentabilidade aos projetos que se pretendam desenvolver.

Sem dúvida que estas realizações dependem de outros estudos prévios de viabilidade, mas algumas análises iniciais já foram realizadas.

Não foi sem razão que o formato do XXVII Simpósio de História do Vale do Paraíba buscou reunir, nas mesas de debates, pesquisadores da história e da literatura, escritores e representantes de setores da sociedade e dos governos.

Ampliar imagens

O motivo fundamental foi o de enriquecer o debate e permitir que, desde a concepção, as ideias pudessem ser aperfeiçoadas.

Outra expectativa é a do desdobramento pedagógico das pesquisas realizadas nas escolas de Educação Básica e nas instituições de Ensino Superior da região e do país.

Através dos Anais, professores e estudantes do Vale do Paraíba e de todo Brasil poderão ter acesso a ensaios e debates fundamentais que em muito alargarão os horizontes para a compreensão do desenvolvimento da história e da literatura no país.

Resta aos educadores, fazendo uso deste material, realizar a transposição didática necessária para que os estudos se tornem acessíveis e assim cumpram mais uma de suas funções sociais: a de contribuir para a formação das novas gerações.
 
 
Alternativa Informática Supermercados Leão
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000