Nº 60 | novembro / dezembro 2014
Grafias

"Vale do Paraíba: Literatura e História" recebe Prêmio Eugênia Sereno | Da Redação

Elegante e esmerada a cerimônia de entrega dos Prêmios Culturais do Instituto de Estudos Valeparaibanos, edição 2014, acontecida no Salão do Júri do Centro Unisal de Lorena, na tarde/noite de 29 de novembro.

Realizado há trinta anos, quando da instituição do Prêmio Eugênia Sereno, em 1984, o evento nascido da intenção de reconhecer as principais contribuições acadêmicas e/ou literárias, desde então, ampliou-se e passou a notabilizar nomes e instituições de algum modo ligados à preservação do patrimônio histórico-ambiental do Vale do Paraíba.

Atualmente, são sete os prêmios concedidos e, em 2014, foram agraciados:

Prêmio Eugênia Sereno à obra "Vale do Paraíba: Literatura e História - Anais do 270 Simpósio de História do Vale do Paraíba", um volume de quase 700 páginas que reúne contribuições de mais de 80 autores com organização e introdução do Prof. Alexandre Barbosa.

Distinção Cultural Paulo Camilher Florençano, pelos esforços em favor da memória regional ao Prof. Ms. Diego Amaro de Almeida.

Prêmio Ambiental Prof. José Luiz Pasin, pela militância continuada e ativa na cidade de Lorena-SP em defesa do meio ambiente, ao Prof. Dr. Adilson Roberto Gonçalves.

Medalha de Mérito Paulo Pereira dos Reis, pelo desempenho profissional e destaque nacional no campo da literatura indígena ao escritor Daniel Munduruku.

Prêmio IEV de Mídia Cultural, pelo expressivo trabalho voltado para a "literatura filatélica", concedido a José Antônio Bittencourt Ferraz, idealizador e mantenedor do blog http://lorenafilatelia.blogspot.com.br.

Mirella Bergamo e a equipe do programa "Roteiro Vanguarda", da TV Vanguarda, também receberam o Prêmio IEV de Mídia Cultural na categoria vídeo/filme por abordarem sistematicamente os diversos aspectos da cultura e do ambiente do Vale do Paraíba.

O recém-criado Troféu Fotografia e Memória do Vale, pelo trabalho e dedicação em fotografar as cidades do Vale do Paraíba foi entregue a Paulo José da Silva Ferraz.

Ampliar imagens

Por ocasião dos 40 anos da instituição, por iniciativa da diretoria, foi criada a Medalha de Mérito a ser concedida aos membros do Instituto de Estudos Valeparaibanos merecedores da honraria pelo desempenho e serviços prestados à instituição.

Em 2014, foram eles:
Antônio Carlos Simon Esteves
Aristides Arthur Soffiati Neto
Cristiano Silva
Federica Giovanna Fochesato
Lia Carolina P. Alves Mariotto
Luís Antônio de Moura
Maria Aparecida Ribeiro Papali
Mário José Dias
Rafaela Molina de Paiva
Roberto Guião de Souza Lima
Rosângela Dias da Ressurreição
Sônia Bueno Afonso
Zilda Augusta Ribeiro

A solenidade presidida pelo Prof. Francisco Sodero Toledo também contou com a moda de viola de Davi Coura e o lançamento dos livros de Kátia Rico e Daniel Munduruku.
 
 
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000