A geração contemporânea não pode aquilatar o que era a vida política desse tempo em que as garantias de pensamento faltavam e a opressão sobrava. (Do discurso proferido, em 1961, aos membros da Associação Agropecuária de Guaratinguetá-SP)
O afastamento do povo dos comícios políticos, arena onde devem ser debatidos os seus interesses, de par com insidiosa e mercenária propaganda do ditador, trouxe para o país graves consequências, quer de ordem moral, quer de ordem econômica. O caráter dos homens se quebrantou e muitos daqueles que deviam reagir contra as misérias da situação, acovardavam-se facilmente, em troca de vantagens que viessem satisfazer o insatisfeito e corrompido apetite. (Discurso ao Major Brigadeiro Eduardo Gomes, Taubaté, 1945)
Atacando os políticos, cujos atos desfigurava para tornar-se mellhor aos olhos do povo, o ditador apenas usava uma das muitas máscaras do arsenal de que se serviu para ludibriar e mistificar todas as classes sociais do país, principalmente a classe operária, que, pela intensa labuta em que vive, e sem grandes meios de caracterizar o embuste, nele chegou a acreditar. (Sobre Getúlio Vargas em discurso ao Major Brigadeiro Eduardo Gomes, Taubaté, 1945)
Descentralizem-se as administrações municipais, garanta-se a autonomia dos municípios, torne-se temporário o poder dos prefeitos que se eternizam nos cargos, oram como meros empregados, ora como truculentos e incultos mandões políticos, impedindo as reeleições; garanta-se a liberdade real do cidadão na escolha dos seus dirigentes e na sua substituição, quando necessaria, e ter-se-á fornecido ao país um miraculoso instrumento de grandesa, progresso e civilização, pois que o município, sendo a célula mater da democracia, é, no dizer de João Barbalho, "uma miniatura da Pátria". (Discurso ao Major Brigadeiro Eduardo Gomes, Taubaté, 1945)
Acabe-se, de vez, com a injustiça que faz dos municípios um simples arrecadador do dinheiro dos seus habitantes, para uso e goso de outras zonas do país. Garanta-se ao cidadão que paga impostos a satisfação de ver aplicado o produto de seu suor nas coisas que o cercam e que podem torna-lo feliz. Nesse dia, os candidatos a governador não farão as suas jornadas políticas de propaganda, prometendo distribuição de dinheiro para o interior, em géstos de falsa generosidade, que tem mais de corrupção que de amor à causa pública. (Discurso ao Major Brigadeiro Eduardo Gomes, Taubaté, 1945)