Nº 58 | julho / agosto 2014
Memória

Museu da Imagem e do Som (Taubaté-SP) | Da Redação

A cidade de Taubaté-SP realmente é modelo para muitas cidades brasileiras quando o assunto é a conservação da memória através dos museus. A cidade possui uma Divisão de Museus, Patrimônio e Arquivo Histórico, ativa desde 26 de setembro de 1976 e responsável pela administração de cinco museus e do arquivo histórico municipal, o que faz da mais antiga cidade do Vale do Paraíba também a mais devotada à utilização dos "templos das musas" como locus de educação, entretenimento e preservação da história local-regional. Uma hemeroteca e uma biblioteca com mais de 55 mil livros completam o complexo cultural público do município.

Dentre os museus, destaque para o MIS (Museu da Imagem e do Som), criado em 6 de dezembro de 1995, com o objetivo de "resgatar arquivos iconográficos e sonoros da memória histórica, artística e cultural de Taubaté e do Vale do Paraíba", reunindo um diversificado acervo de fotos, coletânea de depoimentos orais, produções em áudio e em vídeo e equipamentos cinematográficos como filmadoras e projetores, além de câmeras fotográficas.

No Mistau também se encontra uma ilha de edição e equipamentos de vídeo digital em super VHS, terminal de áudio para reprodução em fitas, discos e CDs, laboratório, acervo fotográfico, biblioteca e hemeroteca.

Jornalistas, estudantes e pesquisadores a ele recorrem em busca daquele que é o maior acervo de imagens históricas da região.

Paralelamente à disponibilização do acervo, o Museu da Imagem e do Som de Taubaté oferece, com frequência, cursos e atividades diversas para distintos públicos, tais como exibições cinematográficas semanais em uma sala de projeção com capacidade para 50 pessoas, palestras, capacitações para profissionais de museus, oficinas de fotografia, de animação e outras para públicos leigos e especializados.

Ampliar imagens

Com um acervo de mais de 25 mil imagens, o Mistau disponibiliza em rede social (facebook) mais de 10 mil fotos.

O Museu da Imagem e do Som de Taubaté coloca a cidade, no mínimo, duas décadas adiante de suas irmãs valeparaibanas, demonstrando que na boa terra de Mazaroppi as imagens valem tanto quanto mil palavras.
Horário de funcionamento:
Terça a sexta, das 8 às 11h30min e das 14 às 17h30min
Endereço: Avenida Thomé Portes Del Rey, 925
Jardim do Sol, Taubaté SP.
Telefone: (12) 3625-5059
Entrada gratuita
 
 
Valle e Azen Sociedade de Advogados Ótica Macedo
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000