Nº 58 | julho / agosto 2014
Grafias

Jubileu regado à história: 50 anos de uma Casa de Amigos | Da Redação

A cidade de Aparecida acaba de adicionar mais um capítulo em sua história. O livro Umuarama Clube de Aparecida: 50 anos de uma Casa de Amigos, a ser lançado no próximo dia 27, traz, considerando o contexto do movimento de emancipação do município, o processo de formação e transformação do clube ao longo das últimas cinco décadas.

Ricamente ilustrada, a obra, em suas mais de 400 fotos e 256 páginas, faz lembrar um grande álbum de família a permitir a revivescência de momentos inapagáveis da memória das várias gerações que fizeram do Umuarama um espaço de convivialidade e companheirismo. Ao mesmo tempo, a reconstituição de um período da história local através da sistematização de informações entrecruzadas.

Dos primeiros levantamentos de informação até a impressão, passando pela investigação iconográfica, digitalização e restauração de imagens, redação, revisão e editoração, foram nove meses de trabalho até a conclusão do livro.

A impressão colorida em papel couché 115 g/m2, o formato 23cm x 30cm, e a capa dura vermelho/vinho, com detalhes em verniz, conferem ao livro a nobreza exigida pela efeméride.

Subdividido em cinco partes, cada uma delas retratando uma década da história do clube, o livro busca reconstituir as diferentes fases da associação através dos traços distintivos de cada época e de cada gestão. Destaque evidente para a primeira fase, período correspondente à concepção, construção e consolidação do clube na sociedade aparecidense.

Ampliar imagens

O livro de autoria de Alexandre Barbosa, tem o selo da editora O Lince, diagramação de Marcelo Sanna, trabalhos digitais de Sofia Barbosa e apoio à pesquisa iconográfica de José Benedito Sales e José Tadeu da Fonseca.

A iniciativa da atual Diretoria Executiva do clube, apoiada pelo Conselho Deliberativo, teve na pessoa do diretor-presidente Francisco Rangel, o grande mobilizador dos apoios necessários para a publicação.

Umuarama Clube de Aparecida: 50 anos de uma Casa de Amigos, mais que um livro institucional, é o enlace definitivo, em letras douradas, da vida do clube à história de Aparecida.
 
 
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000