Os "Músicos" de Jorge Azeredo fragmentados em sua forma e materialidade expressam alegria em sua mobilidade, sua presença anônima e na intensidade de suas atuações, mostradas na veemência dos contrastes, nos ângulos pronunciados, na sagacidade dos detalhes e nas surpreendentes variações de cada parte que reaparece, como olhos, nariz, mãos, instrumentos.
O artista os apresenta para nós como novas maneiras de abordagem do espaço pictórico, pela utilização de diferentes procedimentos artísticos que, associados livremente, quebram modelos, rompem estruturas e abrem novas perspectivas para o diálogo entre texto e imagem.
NOTAS
1O termo "sonoridade interior" sugere a analogia com o universo sonoro. O artista plástico Wassily Kandinsky, despretensiosamente, aplica esse termo como uma maneira mais eficaz de relacionar o princípio da necessidade interior com outros códigos além do sonoro (sonoridade interior da cor, da palavra, da forma e do som de uma nota musical). Desse modo, o artista procura relacionar esse sentido interior da música, não tangível, com outras artes e seus meios (GUEDES, 2011, p. 53).
2VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. Cubismo e Bricolagem. In: O diálogo imagem-palavra na arte do século XX. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v.14, jul-dez, 2006, p. 150.
REFERÊNCIAS
BUORO, Anamelia Bueno. Olhos que pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002.
GOMEZ, Filipa. A música na obra de Kandinsky. Faculdades de Belas Artes de Lisboa, Mai. 2003. Disponível em: < http://www.arte.com.pt/text/filipag/musicakandinsky.pdf> Acesso em: 20 mai. 2014.
GUEDES, Ângelo Dimitre Gomes. Wassily Kandinsky: Do espiritual da arte a proposta da sonoridade interior. Dissertação de Mestrado - Universidade Plesbiteriana Mackenzie, São Paulo: 2011. Disponível em: http://tede.mackenzie.com.br/tde_arquivos/6/TDE-2011-10-21T154854Z 1234/Publico/Angelo%20Dimitre%20Gomes%20Guedes.pdf> Acesso em 28 mai.2014.
SCHAPIRO, Meyer. A unidade na arte de Picasso. São Paulo: Cosac&Naify, 2002.
VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. O diálogo imagem-palavra na arte do século XX. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v.14, jul-dez 2006. Disponível em: file:///C:/Users/Admin/Downloads/1365-4246-1-PB.pdf Acesso em: 26 mai.2014.
SITIOGRAFIAS
jornalolince.com.br/galeria/azeredo/azeredo
Acesso em: 26 mai. 2014.
istoe.com.br/reportagens/129068_O+CHOQUE+DO+NOVO
Acesso em: 26 mai. 2014.