Nº 51 | maio / junho 2013
Editorial

Os louros de Clio | Alexandre Marcos Lourenço Barbosa

Das nove filhas de Zeus e Mnemónise, segundo Homero, coube a Clio zelar pela história e pela criatividade. Mas não só isso. É também a musa da eloquência a zelar pelas relações políticas entre os homens.

Sob sua inspiração, a cidade de Aparecida-SP celebrará um grande evento no próximo mês de julho: o 27o Simpósio de História do Vale do Paraíba.

Em torno do tema "Vale do Paraíba: Literatura e História", o encontro congregará pesquisadores, escritores, professores, estudantes e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre a literatura e a historiografia literária de escritores da região, além de propor e debater questões atuais acerca das relações teórico-práticas entre História e Literatura.

Por uma semana, de 22 a 27 de julho, mais de cem profissionais da pesquisa apresentarão os resultados de seus trabalhos. Serão catorze conferências, quinze mesas de debates, trinta comunicações acadêmicas e sete exposições.

Reunidos, os artigos científicos somam cerca de 750 páginas de conhecimento produzido em apenas um simpósio. Fato inédito no Vale do Paraíba e que o torna histórico.

Apresentações culturais (teatro, poesia e música) preencherão três noites (23, 24 e 25) com muita arte. No dia 25, em especial, acontecerá a cerimônia de entrega dos troféus aos vencedores do I Prêmio Valeparaibano de Literatura, iniciativa nascida da organização do 27o Simpósio e que contou com ampla participação de escritores de mais de 50 cidades de nove estados brasileiros.

Uma coletânea reunindo os textos selecionados pela comissão julgadora será publicada em pequena tiragem.

A I FLIVAP (Feira Literária do Vale do Paraíba) também é um grande evento nascido dos propósitos iniciais do 27o Simpósio do Instituto de Estudos Valeparaibanos. Trata-se do desdobramento de uma ideia original de aproximar escritores da região e leitores, sem maiores mediações e sem o apelo comercial que, em geral, caracteriza as "feiras de livros" erroneamente chamadas "literárias".

Abraçada por um grupo de entusiastas interessados em promover cultura na região, a Feira conta com a coordenação do escritor Frederico Salmi e acontecerá entre os dias 24 e 31 de agosto, no Shopping Buriti, em Guaratinguetá-SP.

Ampliar imagens

Uma série de atividades para os públicos infanto-juvenil e adulto estão em preparação e, em breve, a programação será divulgada.

Diante de tantas ações, a realização conjunta Instituto de Estudos Valeparaibanos/Jornal O Lince, permitirá, se tudo ocorrer a contento, colher alguns bons frutos, os louros de Clio, a destacar:
• no campo do saber, a produção e a disseminação de pesquisas inéditas sobre o tema proposto;
• no campo pedagógico, o descortinar da possibilidade de que os resultados das pesquisas possam chegar às escolas através de seus professores;
• no campo acadêmico, o fomento à pesquisa e a iniciação de jovens estudantes nesta seara;
• no campo político, os germens da integração regional através da pesquisa;
• no campo prático, a necessidade de pensar os desdobramentos do esforço de pensar.

Eis os louros de Clio.
 
 
Alternativa Informática Supermercados Leão
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000