Impresso pela Gráfica São Benedito, de Pindamonhangaba, a obra de 90 páginas ainda traz o halo revigorante das ilustrações da brilhante Marina Oliveira, que também é responsável pela arte da capa.
O lançamento aconteceu no dia 26 de setembro, em um sarau realizado na Biblioteca Rômulo D’Arace e a noite de autógrafos deu-se em sessão solene da Academia Pindamonhangabense de Letras, no dia 25 de outubro. Quatro dias depois faleceria Meire Carvalho, a autora cujo poema
“voo inaugural” deu título ao livro.
História da Educação no Vale do Paraíba Paulista
Desde meados da década de 1980 verifica-se na área da História da Educação brasileira a emergência de novos temas, objetos e fontes. Dentre a diversidade de produções historiográficas, o recorte regional foi um dos caminhos utilizados pelos historiadores para abordar, investigar e implementar pesquisas para o entendimento de dinâmicas locais que, por sua vez, contribuíssem para ampliar horizontes e reinterpretar concepções até então cristalizadas. O Vale do Paraíba paulista não ficou à margem desse movimento. Esta obra oferece resultados de teses, dissertações e pesquisas que trabalharam a dinâmica histórico-educacional de diversas cidades valeparaibanas focalizando processos escolares em instituições públicas e privadas e problematizando eventos que extrapolaram os intramuros dos estabelecimentos de ensino entre os anos de 1870 a 1980. Esta coletânea, além de se tornar importante referência para o entendimento da complexa relação entre micro e macro, marca o pioneirismo de autores que se propuseram a se aventurar no terreno da história da educação regional enquanto campo relevante de conhecimento, investigação e pesquisa.
Esta coletânea marca a pioneira iniciativa de reunir estudos que privilegiaram a história da educação no Vale do Paraíba paulista. Trata-se de uma variedade de pesquisas que focalizaram dinâmicas escolares de estabelecimentos públicos e privados, além de investigarem eventos sobre intelectuais da região. Com recortes históricos muito precisos, cada artigo evidenciou a complexa relação da educação com outras instituições e/ou organizações sociais. É uma obra rica – em temas e fontes, períodos e lugares – que marca o esforço de cada autor em entender a educação brasileira a partir das experiências locais de cidades valeparaibanas.
(Da orelha e quarta capa do livro)