Nº 54 | novembro / dezembro 2013
Ágora

Entrega de prêmios culturais celebram 40 anos do Instituto de Estudos Valeparaibanos | Da Redação

A cerimônia de entrega dos Prêmios Culturais do Instituto de Estudos Valeparaibanos, edição 2013, realizada na tarde do dia 30 de novembro, no Salão do Juri do Centro Unisal, em Lorena-SP, teve um toque mais que especial: a celebração dos 40 anos de atividades da entidade.
Durante a solenidade, foram entregues cinco prêmios:

Considerado o "livro do ano", a obra Grandes Escritores do Vale do Paraíba, organizada pelo Prof. Alexandre Marcos Lourenço Barbosa, recebeu o troféu Eugênia Sereno. O prêmio é concedido, anualmente, desde sua criação, em 1984, e, pela terceira vez, Alexandre Barbosa o recebe.

A Distinção Cultural "Paulo Camilher Florençano" coube a Gil do Jongo, da cidade de Piquete-SP, pelo seu esforço em favor da preservação memória regional e divulgação da cultura imaterial do Jongo.

Há muitos anos na estrada defendendo o desenvolvimento preservacionista do Vale do Paraíba, o ambientalista Luiz Eduardo Corrêa Lima recebeu, meritoriamente, o Prêmio Ambiental "Prof. José Luiz Pasin".

Agraciado com a Medalha de Mérito "Paulo Pereira dos Reis", o Prof. Nelson Pesciotta, recebeu, emocionado, a distinção que coube a ele criar durante o período de mais de vinte anos que esteve à frente, como presidente, do Instituto de Estudos Valeparaibanos. O prêmio também foi conferido em reconhecimento ao seu desempenho profissional.

O Prêmio IEV de Mídia Cultural, destinado a pessoa ou instituição que mantenha sistematicamente um programa de difusão cultural legitimamente valeparaibano, utilizando-se de mídia eletrônica, foi conferido à TV Cidade de Taubaté, pelo programa "Fábrica de Documentários", dirigido por Cláudia Perroni Mello.

Também foram premiados, com a Medalha de Mérito, lembrando os 40 anos do IEV, igual número de profissionais de destaque na investigação e disseminação de conhecimentos sobre a região do Vale do Paraíba.

Ampliar imagens

Receberam a medalha os membros-fundadores do IEV, os membros da atual diretoria e outros nomes que atenderam aos quesitos da premiação.

São eles: Alexandre Marcos Lou-renço Barbosa; Andréia Auxiliadora Marcondes de Paula; Angélica Maria Villela Rebello Santos; Antônio Carlos Monteiro Chaves; Antônio Tadeu de Miranda Alves; Aparecida Gonçalves Uchoas; Armindo Boll; Benedito Carlos Marcondes Coelho; Benedito Sérgio Lencioni; Catarina A. Vieira Vilela; Cybelle M. de Ipanema; Diego Amaro de Almeida; Eddy Carlos Souza Vicente; Efigênia Augusta de Freitas; Fábio Garcia dos Reis; Francisco J. R. de Vasconcellos; Francisco José de Castro Fortes; Francisco Sodero Toledo; Henrique Alckmin Prudente; Humberto Felipe da Silva; Joaquim Roberto Fagundes; João José de Oliveira Veloso; José Antônio Bittencourt Ferraz; José Armando Zollner Machado; José Carlos Ferreira Maia; Juanita Leite Marcondes; Júlio César Fidelis; Luiz Eduardo Corrêa de Lima; Maria Aparecida Coupé Schmidt; Maria Aparecida Marton; Maria Celina Whately; Maria Heloisa G. F. Novaes; Mauro Castilho Gonçalves; Mônica da Costa; Nelson Pesciotta; Olga de Sá; Perpétua do Socorro Alves; Regina Kátia Rico Santos de Mendonça; Sônia Maria da Silva Gabriel; Teresa Maria Barbosa Rezende; Thereza Regina de Camargo Maia; Terezinha Paiva de Faria.
 
 
 
 
  © 2007 • 2014 Jornal O Lince, tem o que ler  | Tel.: (12) 9 9138 5576 | redacao@jornalolince.com.br
  Rua Alfredo Penido, 101, Jardim São Paulo
  Aparecida, SP | CEP 12570-000