Cadernos de Folclore nº 22
Há anos, desde 1986, O Museu do Folclore de São José dos Campos publica seus “Cadernos de Folclore”. Primeiro, através da Comissão Municipal de Folclore e, desde 1999, pelo Centro de Estudos de Cultura Popular.
Através dos cadernos, espaço contínuo para publicação de estudos de folcloristas da região, o Vale do Paraíba ganha o registro sistemático de sua cultura folk
O livro ‘O Saber e o Fazer no Museu do Folclore’ é o 22º volume da coleção e foi lançado no dia 9 de dezembro de 2012 na área externa do Museu do Folclore e contou com a presença de cerca de 150 pessoas.
A obra é de autoria do historiador Fábio Martins Bueno com fotos de Maria Siqueira Santos.
“Fazedores”, familiares, convidados e membros presidentes e diretores da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e do Centro de Estudos de Cultura Popular prestigiaram o evento de lançamento.
O livro é baseado no Programa Museu Vivo, realizado nas tardes de domingo no entorno do Museu do Folclore, e mostra um pouco da vida e do conhecimento de 19 ‘fazedores’ da cultura popular local que fazem parte da atividade. Entre eles estão nomes conhecidos como das figureiras Maria Benedita dos Santos (Dona Lili) e Maria Benedita Vieira (Mudinha).
“Estamos muito felizes pela publicação de mais um volume da Coleção Cadernos de Folclore, mas esta foi especial, pois ajuda a divulgar e reforçar um programa que já dura quase 15 anos; além de valorizar as pessoas que fazem e mantém a tradição da cultura popular”, enfatizou a folclorista e cientista social Angela Savastano, presidente do CECP, durante o lançamento do livro.
O livro do pesquisador Fábio Martins Bueno, com tiragem de 1.500 exemplares, contou com o projeto grá-fico do Magno Studio e publicação da JAC Editora
De distribuição gratuita, o Caderno de Folclore nº 22 pode ser retirado na Biblioteca Maria Amália Correa Giffoni (ao lado do Museu do Folclore).
A distribuição será estendida a bibliotecas públicas e outras entidades culturais de todo o Brasil.
A obra também pode ser lida pela internet, no blog do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP).