Apesar da relativa infraestrutura e das casas abandonadas de funcionários construídos na década de 1930/40, que foram se aposentando e não substituídos, a FLONA recebe anualmente cerca de 3 mil visitantes. Em 2011 recebeu a visita de centenas de alunos da rede de ensino dos municípios da região. Dezenas de instituições, em especial escolas e entidades sem fins lucrativos, recebem gratuitamente mudas para eventos de educação ambiental. É considerada por muitos como local ideal para pesquisas científicas, lazer - muitas famílias a utilizam para o convívio familiar, para fazer caminhadas, jogos de futebol, passeios de bicicleta, brincar, observar animais silvestres, fotografar e filmar, fazer pique-nique, jogar bola, orar e meditar, pesquisar e estudar.
Não é permitido na Flona de Lorena:
- Usar fogo e praticar qualquer ato ou se omitir de forma que possa ocasionar incêndio; retirar plantas, frutas, flores, sementes, areia e pedra exceto nos casos autorizados pela administração da Flona; entrar com animais domésticos ou exóticos exceto cães-guias; caçar, pescar, portar estilingue, arma branca ou de fogo, alimentar, capturar ou molestar animais silvestres; fumar em recinto coletivo fechado; acampar e fazer fogueira; usar aparelho de som em volume alto e soltar fogos de artifício; consumir bebidas alcoólicas e entorpecentes; pichar ou realizar outros atos de vandalismo; soltar qualquer espécie animal ou plantar espécie vegetal na Flona exceto se autorizado pela administração; percorrer as vias laterais à estrada que cruza a Floresta Nacional; realizar pesquisa científica e visitação de grupos sem autorização; impedir ou dificultar a regeneração natural da vegetação; portar instrumentos de caça, pesca ou exploração de produtos florestais e minerais; fotografar profissionalmente sem autorização da administração; trafegar de moto pelas trilhas.
Recomendamos e apoiamos:
- Manter os espaços limpos; falar baixo, não gritar; evitar buzina; observar atentamente as placas de sinalização; tratar a todos com educação, cortesia e respeito; transmitir ao próximo os princípios de mínimo impacto ambiental; praticar atividades físicas conforme seu condicionamento e nível de experiência.
A principal prioridade da unidade é a aprovação do Plano de Manejo já elaborado pela equipe da Flona de Lorena e voluntários e transformá-lo em um verdadeiro instrumento de gestão e apenas documento um técnico-científico. Atualmente o Plano encontra-se em fase de reformatação para ser apresentado ao Conselho Consultivo e encaminhar para Brasília e ser publicado no Diário Oficial da União.
Outra prioridade é o “Projeto Revitalização e Uso Público – os mensageiros da biodiversidade na Floresta Nacional de Lorena”. Este projeto pretende dar um novo uso aos prédios históricos da Flona de Lorena, transformando cada casa abandonada de ex-funcionários nas casas dos biomas brasileiros. Cada casa será um espaço para Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Amazônia, Pantanal, Pampa e Zona Costeira e Marinha. Uma oportunidade para os visitantes e alunos conhecerem – de forma didática, com monitores treinados - um pouco da riqueza natural do Brasil. No final da jornada, cada visitante receberá um certificado como “mensageiro da biodiversidade”.
Assumimos a Chefia da Floresta Nacional de Lorena há exatamente ano com o objetivo de fazer com que este espaço seja mais conhecido com melhores condições de visitação e ter a comunidade Valeparaibana aliada na implantação da unidade. Aumentamos a quantidade de reuniões do Conselho Consultivo – antes eram uma ou duas reuniões por ano – em um ano já realizamos cinco reuniões do Conselho. Estamos na fase de resgatar junto à comunidade o nome do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e o valor que esta área possui para o Vale do Paraíba, realizando parcerias, com a FATEA – principalmente com o Curso de Arquitetura e Urbanismo - com o INPE, com o Instituto Oikos, com a MRS, temos ótima relação com o Ministério Público Federal de Guaratinguetá. Portanto, se aproximando cada vez mais dos principais segmentos da sociedade regional. Apesar da área estar aberto à visitação de segunda a domingo, estamos também começando a organizar o Projeto das Trilhas da Flona.
Já temos nosso site www.icmbiogov.br/flonalorena, nossa logo, temos um Programa de Voluntários envolvendo as diversas Faculdades de Lorena, temos um levantamento de aves em andamento – até o momento já foram identificadas 123 espécies, além da pesquisa sobre nova metodologia para o monitoramento do risco de fogo. São muitos projetos, são muitas idéias para reerguer este espaço para Lorena e para o Vale do Paraíba. Estamos muito próximos da mais movimentada rodovia do Brasil, entre as duas maiores cidades brasileiras. Que visibilidade! Que vitrine para o ICMBio e parceiros. Venham nos visitar! Potenciais parceiros e parceiras serão sempre muito bem vindos!
flonalorena.sp@icmbio.gov.br
www.icmbio.gov.br/flonalorena
Telefone: (12) 3157.2449