Outra parte indispensável para o estudo das operações matriciais é a divisão de matrizes, nunca antes apresentada.
A minha opinião a respeito de tais descobertas é que elas deveriam fazer parte do currículo escolar relativo à Matemática como complemento indispensável, tanto do estudo das equações do 30 grau e funções polinomiais, como das operações com matrizes, o que possibilitaria solucionar problemas no tocante a questões da Geometria Espacial e formação de estoque de mercadorias no comércio de peças na indústria”.
No prefácio a que remete, o professor-matemático complementa:
“Nesta obra terão os alunos oportunidade de encaixar determinadas teorias e fórmulas como extensão ou alternativa para compreensão e fundamento de importantes capítulos da Matemática.
Extensão como no caso da divisão de matrizes, não ventiladas no Ensino Médio ou nos cursos técnicos talvez em razão da complexidade ou até por presunção de impossibilidade.
Alternativa como, por exemplo, no cálculo das raízes da equação do 30 grau, mormente se resulta apenas numa raiz complexa (com parte imaginária), a qual pode ser transformada, segundo descoberta nossa, em três raízes reais.
Sem a resolução da divisão de matrizes, sem a transformação de uma raiz complexa em três raízes reais, e sem o cálculo de área da elipse, estariam desfalcadas as operações com matrizes e, consequentemente, a resolução de problemas que dependem dessas operações; bem como a solução exata e mais rápida das equações do 30 grau e a obtenção da área total do tronco de cilindro ou tronco de cone de bases não paralelas”.
O livro, em suas 112 páginas, é complementado por grande e variado número de exercícios pertinentes aos assuntos propostos.
Aos amantes da Matemática, o sabor da atual descoberta e a expectativa dos novos volumes.